Saúde - Quarta-feira, 27 de Março de 2024

Agudos intensifica nebulização e limpeza contra a dengue

Com 120 casos confirmados desde janeiro, município amplia nebulização e serviços de limpeza

A Prefeitura de Agudos está redobrando seus esforços no combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor responsável pela transmissão da dengue e outras doenças graves. Com o registro de 120 casos positivos de dengue, a administração municipal está adotando medidas para conter a proliferação do mosquito e proteger a saúde da população.

Uma das principais frentes de atuação tem sido a intensificação dos serviços de limpeza de vias públicas, com foco na eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti. Esta ação preventiva visa reduzir os locais propícios para a reprodução do mosquito, como recipientes descartados incorretamente que acumulam água.

Entre as regiões que receberam maior atenção das equipes de limpeza nesta semana estão os bairros São Vicente I e II, Professor Simões, Jardim Bela Vista e Santa Cândida.

A Prefeitura também está realizando nebulizações em áreas estratégicas da cidade, especialmente nos bairros com maior incidência de casos positivos de dengue. A nebulização é uma medida eficaz no combate ao mosquito em sua fase adulta, contribuindo para diminuir a população do vetor transmissor e foi concentrada na região do Jardim Cruzeiro nesta semana, área com registro de casos da doença.

“É fundamental ressaltar que a participação da população é essencial nesse esforço conjunto de combate ao Aedes aegypti. Cada cidadão deve estar ciente dos riscos e adotar medidas preventivas em suas residências, como eliminar recipientes que possam acumular água parada, onde o mosquito deposita seus ovos”, explica Joseval aparecido de Moraes, Coordenador da Vigilância Sanitária.

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Agudos reforça a importância da conscientização e da colaboração de todos os munícipes nessa luta contra a dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.