Social - Terça-feira, 19 de Março de 2024

Contribuintes podem destinar até 6% do Imposto de Renda para Fundos Municipais em Agudos

O período para a Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) está aberto, e muitos contribuintes ainda não sabem que têm a oportunidade de destinar parte do imposto devido para ajudar projetos sociais voltados às crianças, adolescentes e idosos do município de Agudos. Até o dia 31 de maio de 2024, é possível destinar até 6% do Imposto de Renda para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e para o Fundo Municipal do Idoso de Agudos.

De acordo com a legislação vigente, é permitido destinar até 3% do imposto devido para fundos ligados ao Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e mais 3% para fundos de apoio aos Conselhos do Idoso. Essa destinação não acarreta nenhum prejuízo ou acréscimo ao valor da declaração, sendo uma forma importante de contribuir com ações sociais que beneficiam diretamente a comunidade local.

Para realizar a destinação, é necessário optar pela declaração completa no sistema da Receita Federal. Após selecionar essa opção, o contribuinte deve localizar a ficha “doações diretamente na declaração” no menu do lado esquerdo da tela do programa de preenchimento do IR 2024. Ao clicar em “Novo”, deve-se escolher a aba “Criança e adolescente” para destinação a fundos ligados ao ECA ou selecionar a aba “Idoso” para fundos ligados ao Conselho do Idoso.

Em seguida, é necessário selecionar o “Tipo de Fundo” como “Municipal” e escolher a “UF” São Paulo, além de selecionar o município de Agudos. O contribuinte pode então preencher o “valor” desejado para a destinação. É importante notar que o programa informa o limite disponível para doação, considerando os 3% para o ECA e os 3% para o Conselho do Idoso.

Após concluir o preenchimento da ficha, o contribuinte pode repetir o processo acima se desejar destinar para fundos diferentes, contribuindo assim com projetos que beneficiam diretamente crianças, adolescentes e idosos do município de Agudos.

Essa iniciativa visa fortalecer o apoio às políticas públicas voltadas para esses grupos vulneráveis, garantindo recursos que podem ser investidos em projetos educacionais, culturais, esportivos, de saúde e de assistência social, contribuindo para uma sociedade mais justa e inclusiva.

Portanto, se você ainda não realizou sua declaração de Imposto de Renda e deseja contribuir com ações sociais em Agudos, aproveite a oportunidade de destinar até 6% do seu imposto para os Fundos Municipais da Criança e do Adolescente e do Idoso. Sua contribuição faz a diferença na vida de muitas pessoas!