Saúde - Terça-feira, 19 de Março de 2024

Prefeitura de Agudos faz nebulização contra a dengue

Município já registrou 93 casos da doença e prefeitura pede a colaboração dos moradores

A luta contra a dengue tem sido intensificada em Agudos, onde a Secretaria de Saúde, por meio do Controle de Vetores, está promovendo ações de nebulização em diversas áreas da cidade. Com um total de 93 casos positivos de dengue, o município está redobrando esforços para conter a propagação do vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.

Na última segunda-feira (18/03), a nebulização teve início em locais estratégicos como o Parque Pampulha, região do Supermercado Panelão e Núcleo Habitacional Mário Campesato. Essas áreas foram escolhidas com base nos casos confirmados de dengue entre os moradores, já que a nebulização tem eficácia comprovada apenas contra o mosquito adulto.

De acordo com a Secretaria de Saúde, é fundamental a colaboração dos moradores no combate ao vetor. Vistorias regulares nos quintais e a eliminação de recipientes que possam acumular água são ações simples que podem fazer uma grande diferença na prevenção da proliferação dos mosquitos transmissores da doença.

"A prevenção é a nossa melhor arma contra o Aedes aegypti. Estamos intensificando as ações de limpeza e conscientização, mas também contamos com o apoio e a colaboração de cada cidadão para garantir um ambiente mais seguro e saudável para todos", ressalta o Coordenador da Vigilância Sanitária, Joseval Aparecido de Morais.

Além da eliminação de criadouros do mosquito, a Prefeitura ressalta a importância de evitar o descarte irregular de lixo, entulho ou materiais inservíveis. Mesmo com as ações de limpeza realizadas pela prefeitura, a colaboração dos moradores é fundamental para manter terrenos, calçadas, ruas, avenidas, praças e espaços públicos livres de possíveis focos do Aedes aegypti.

As ações de nebulização e o engajamento da população são medidas essenciais para conter o avanço da dengue e garantir a saúde e bem-estar de todos os moradores de Agudos.