Saúde - Sexta-feira, 01 de Março de 2024

Sábado, dia 2, é dia de Mobilização contra a Dengue

Ministério da Saúde faz campanha para que moradores de todo o país dediquem 15 minutos na limpeza do quintal; Agudos já contabiliza 27 casos da doença

Sábado, dia 2, é dia de Mobilização contra a Dengue

Neste sábado (02/03) o Brasil inteiro se mobiliza contra uma ameaça invisível, mas extremamente perigosa: o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya. Sob a coordenação do Ministério da Saúde, o "Dia D de Mobilização Contra a Dengue" convoca cada cidadão a dedicar 15 minutos do seu dia para inspecionar seus quintais e eliminar possíveis criadouros do inseto.

A campanha é uma resposta urgente à situação alarmante que o país enfrenta. Apenas neste ano, já foram registrados mais de 1 milhão de casos de dengue em todo o território nacional. Em Agudos são 27 casos confirmados e a cidade se encontra em alerta máximo. Para enfrentar essa crise de saúde pública, a Secretaria de Saúde local tem intensificado as campanhas de orientação, nebulização e controle de criadouros.

Observar a existência de recipientes nos quintais é uma das ações fundamentais para identificar possíveis criadouros do mosquito. Vasos de plantas, pneus velhos, garrafas e qualquer objeto que possa acumular água devem ser cuidadosamente verificados e, se necessário, eliminados ou armazenados corretamente. Além disso, é crucial manter caixas d'água, piscinas e outros reservatórios de água devidamente fechados e limpos.

A Prefeitura de Agudos tem desempenhado um papel ativo na luta contra a proliferação do Aedes aegypti. Desde o início do ano, ações de limpeza têm sido realizadas em todas as regiões da cidade. No entanto, a colaboração dos moradores é indispensável. Evitar o descarte inadequado de lixo e recipientes em ruas, terrenos e calçadas é uma medida simples, mas de grande impacto na prevenção dessas doenças.

"A prevenção é a nossa melhor arma contra o Aedes aegypti. Estamos intensificando as ações de limpeza e conscientização, mas também contamos com o apoio e a colaboração de cada cidadão para garantir um ambiente mais seguro e saudável para todos", ressalta o Coordenador da Vigilância Sanitária, Joseval Aparecido de Morais.