Social - Sexta-feira, 23 de Fevereiro de 2024

Projeto Cidadania Itinerante esteve em Agudos nos dias 21 e 22

Ônibus da Secretaria de Justiça e Cidadania ofereceu serviços e fez agendamentos para emissão de documentos

Nesta quarta e quinta-feira (21 e 22 de fevereiro), o município de Agudos recebeu o projeto Cidadania Itinerante, uma iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Econômico da prefeitura, que ofereceu uma ampla gama de serviços à população local. O ônibus do projeto estacionou na Praça Tiradentes, tornando os serviços acessíveis e convenientes para os moradores locais.

Dentre as várias ações disponibilizadas, destacaram-se a oportunidade de agendar a segunda via de documentos essenciais, como RG e CNH, facilitando a regularização da documentação para muitos cidadãos. Além disso, foram oferecidas segundas vias das certidões de nascimento, casamento e óbito, possibilitando que os indivíduos pudessem resolver questões burocráticas importantes de forma rápida e eficiente.

Para os mais jovens, houve a oportunidade de obter a primeira via do CPF para aqueles com idades entre 1 e 24 anos, bem como a segunda via para outros faixas etárias. Outros serviços relacionados à cidadania incluíram a emissão da segunda via do título de eleitor, além da obtenção da segunda via de contas de consumo, como água e luz.

Além disso, o projeto ofereceu a emissão da carteira de trabalho digital, um documento fundamental para aqueles que buscam oportunidades de emprego. Os participantes também tiveram acesso à emissão do atestado de antecedentes criminais, serviço essencial para diversas finalidades legais.

Questões financeiras também foram abordadas, com a presença do Serasa para consultas e orientações sobre crédito. Além disso, os moradores tiveram a oportunidade de registrar boletins de ocorrência e receber orientações sobre o Procon e a Defensoria Pública, fortalecendo o acesso à justiça e a defesa dos direitos do consumidor.

Para aqueles que estão em transição profissional, foram oferecidos serviços como entrada no seguro-desemprego e elaboração de currículo, visando apoiar aqueles que buscam oportunidades de trabalho e recolocação no mercado.

O projeto Cidadania Itinerante em Agudos demonstrou ser uma iniciativa valiosa, proporcionando acesso a uma variedade de serviços essenciais diretamente à comunidade local, promovendo a cidadania e facilitando a vida dos cidadãos.