Saúde - Quinta-feira, 22 de Fevereiro de 2024

Ações de nebulização contra a dengue continuam em Agudos

Agudos já contabiliza 21 casos positivos de dengue; além de nebulização, município tem intensificado serviços de limpeza nos bairros

Na luta contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, a Secretaria de Saúde de Agudos promoveu nesta quinta-feira (22/02) uma nebulização no bairro Professor Simões, abrangendo quadras entre as ruas Sete de Setembro, Antônio Condi e Quinze de Novembro. A medida, eficaz no combate à fase adulta do mosquito, é implementada em áreas onde foram detectados casos da doença.

Cidades da região estão registrando centenas de casos de dengue, o que tem gerado uma resposta contundente por parte da Prefeitura de Agudos para evitar uma epidemia local. Além da nebulização, a administração municipal tem intensificado ações de orientação à população e de limpeza dos bairros, visando eliminar possíveis focos de reprodução do vetor.

Com 21 casos positivos de dengue registrados até o momento, a situação levanta um alerta sobre a urgência de ações específicas e de conscientização por parte dos cidadãos. "A prevenção é a nossa melhor arma contra o Aedes aegypti. Estamos intensificando as ações de limpeza e conscientização, mas também contamos com o apoio e a colaboração de cada cidadão para garantir um ambiente mais seguro e saudável para todos", ressalta o Coordenador da Vigilância Sanitária, Joseval Aparecido de Morais.

Diante do aumento dos casos, a Secretaria de Saúde reforça a importância da eliminação de recipientes que possam acumular água parada, ambiente propício para a reprodução do mosquito. A população é orientada a utilizar repelentes e a procurar assistência médica ao apresentar sintomas característicos da dengue, como febre alta, dores musculares e manchas pelo corpo.

A nebulização e outras medidas de combate à dengue continuarão sendo implementadas em diferentes áreas da cidade, visando conter a propagação da doença e proteger a saúde da população.