Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 14 de Fevereiro de 2024

Prefeitura de Agudos faz limpeza de vias no bairro Vila Avato

Força-tarefa iniciada há um mês é dedicada à eliminação de potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e Chikungunya

Prefeitura de Agudos faz limpeza de vias no bairro Vila Avato

A Prefeitura de Agudos intensifica suas ações de zeladoria urbana e limpeza com a realização de uma força-tarefa dedicada à eliminação de potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e Chikungunya. Nesta quarta-feira (14/02), o bairro Vila Avato foi alvo das atividades, concentradas especialmente em um terreno na avenida Rui Barbosa, utilizado irregularmente como ponto de descarte de lixo, entulho e materiais inservíveis. Outras áreas do bairro também receberam as equipes, que continuarão trabalhando nos próximos dias.

O trabalho, iniciado há mais de um mês, reforçou a limpeza nos bairros Vienense, Pampulha e Jardim Danúbio, demonstrando o compromisso da administração municipal com a saúde e bem-estar da população. Além de promover a estética e o embelezamento das áreas urbanas, a iniciativa visa ativamente a prevenção de doenças transmitidas pelo aedes aegypti, cuja proliferação é intensificada nesta época do ano.

A importância dessas ações vai além do aspecto estético. A limpeza pública urbana é uma medida fundamental para reduzir os riscos de epidemias de doenças como a dengue. O descarte irregular de lixo e entulho cria ambientes propícios para a reprodução do mosquito transmissor, representando um sério risco à saúde da comunidade.

Além das atividades de zeladoria, a Prefeitura de Agudos está promovendo uma campanha de conscientização nas redes sociais, buscando sensibilizar os moradores sobre a importância de evitar o descarte irregular de resíduos. A colaboração da população é essencial para o sucesso dessas ações, uma vez que a manutenção da limpeza urbana não é responsabilidade exclusiva do poder público, mas sim uma responsabilidade compartilhada por todos os cidadãos.

Paralelamente, o município está implementando ações de nebulização em áreas onde já foram registrados casos positivos de dengue, como no bairro Professor Simões e Jardim Cruzeiro, demonstrando um esforço abrangente e coordenado no combate à proliferação do mosquito e na proteção da saúde pública.