Social - Terça-feira, 23 de Janeiro de 2024

Para combater extrema pobreza, Agudos lança o Cartão Social

Benefício concederá R$ 150 a pessoas em condição de vulnerabilidade social para compra de alimentos e produtos de higiene em estabelecimentos credenciados

Para combater extrema pobreza, Agudos lança o Cartão Social

A Prefeitura de Agudos está dando um passo significativo no combate à extrema pobreza com o lançamento do Cartão Social, um benefício que visa proporcionar maior autonomia e diversidade de escolhas para as famílias em situação vulnerável. Em uma iniciativa pioneira da Secretaria de Desenvolvimento Social e Econômico, o programa substituirá as tradicionais cestas básicas por um cartão magnético no valor de R$ 150,00.

A mudança para o Cartão Social é respaldada pela política de segurança alimentar, que destaca a importância da proteína na nutrição. As cestas básicas, em sua maioria, consistem em carboidratos, enquanto o cartão possibilita a aquisição de alimentos diversos, além de produtos de higiene e limpeza.

Além disso, a decisão leva em consideração questões práticas como armazenamento de cestas, controle de pragas e logística. Ao permitir que as compras sejam realizadas no comércio local, a iniciativa também visa fortalecer a economia de Agudos, gerando mais empregos e renda para os agudenses.

De acordo com a secretaria, o Cartão Social será destinado a pessoas  beneficiários do programa Bolsa Família que tem dependentes de até 18 anos, com renda per capita de até R$ 218, caracterizando a faixa de extrema pobreza.

O benefício terá uma validade de 2 a 6 meses, sujeito à avaliação da Assistente Social e ao acompanhamento das técnicas do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O cadastro para a obtenção do Cartão Social será realizado na Secretaria de Desenvolvimento Social e Econômico, bem como no CRAS.

“É um trabalho que iniciamos há mais de um ano e que certamente é pioneiro em nossa região. Uma forma de auxiliar a essas famílias e combater a extrema pobreza no nosso município. É um benefício para quem mais precisa”, explica a secretária Aline Borro Bocardo, responsável pelo projeto.

E quanto às Cestas Básicas?

A Prefeitura de Agudos continuará distribuindo as cestas básicas recebidas do Governo Estadual por meio do Fundo Social de Solidariedade. No entanto, é importante ressaltar que não haverá investimento de recursos próprios do município na compra das cestas, mantendo um equilíbrio financeiro na implementação do programa Cartão Social.

Com essa inovadora abordagem, a Prefeitura de Agudos busca não apenas mitigar os efeitos da extrema pobreza, mas também promover uma solução sustentável e integrada que beneficie tanto os cidadãos quanto a economia local.

Quais as empresas parceiras?

O Cartão Social, gerenciado pela prefeitura e funciona por meio do sistema Rom Card, que garante uma gestão eficiente e transparente do benefício. Inicialmente, 17 estabelecimentos em Agudos e mais 3 no distrito de Domélia estarão credenciados para aceitar o cartão, proporcionando às famílias uma ampla variedade de opções na hora de realizar suas compras.

Além dos estabelecimentos locais, os beneficiários têm a opção de utilizar o cartão em outras empresas de cidades circunvizinhas, como Bauru, Lençóis Paulista e Águas de Santa Bárbara. Essa flexibilidade visa oferecer ainda mais opções de compra, permitindo que as famílias atendidas pelo programa tenham acesso a uma variedade de produtos em diferentes localidades.