Saúde - Sábado, 13 de Janeiro de 2024

Saúde faz ação de combate ao aedes aegipty nos bairros

A iniciativa visa realizar a Avaliação de Densidade Larvária, estratégia para mapear possíveis focos do mosquito

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Agudos, por meio da Vigilância Sanitária e Controle de Vetores, intensificou na última semana suas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya. A iniciativa visa realizar a Avaliação de Densidade Larvária, uma estratégia eficaz para mapear possíveis focos do mosquito nos bairros da cidade.

O bairro Santa Angelina foi o foco dessa operação, especialmente após a confirmação de um caso positivo de dengue no início deste ano. A escolha demonstra a abordagem proativa da Secretaria de Saúde em identificar e controlar surtos antes que se disseminem.

O Coordenador da Vigilância Sanitária, Joseval Aparecido de Moraes, enfatizou a necessidade da colaboração da comunidade. "É importante que os moradores permitam a entrada dos nossos agentes em suas residências para verificar a possível presença de criadouros do mosquito. A participação ativa da população é fundamental para o sucesso dessas ações preventivas."

O Aedes aegypti é vetor de diversas doenças, sendo as mais comuns a dengue, a zika e a Chikungunya. Estas enfermidades podem gerar sintomas graves e, em alguns casos, complicações de saúde a longo prazo. Portanto, a erradicação dos focos do mosquito é uma medida fundamental para a proteção da comunidade.

Joseval Moraes ofereceu orientações práticas para os moradores contribuírem com o controle do mosquito em suas residências. "Recomendamos que, pelo menos uma vez a cada sete dias, os moradores inspecionem seus quintais em busca de potenciais criadouros do mosquito. Verifiquem recipientes, ralos, potes de plantas, vasos sanitários, entre outros locais propícios à reprodução do Aedes aegypti."

Outra recomendação importante diz respeito ao descarte adequado de lixo. "Pedimos aos moradores que evitem o descarte irregular de resíduos em ruas ou terrenos. Utilizem sacos de lixo, facilitando a coleta e contribuindo para a manutenção da limpeza urbana", alertou o coordenador.

A colaboração de cada cidadão é essencial para o sucesso das ações de prevenção e controle do Aedes aegypti. Ao adotar medidas simples em suas residências, a população de Agudos contribui significativamente para a preservação da saúde coletiva e a redução do risco de surtos de doenças transmitidas pelo mosquito.