Serviços Urbanos - Terça-feira, 12 de Dezembro de 2023

Iluminação da Praça Tiradentes começa a ser substituída por LED

Serviço é executado pela concessionária Luz de Agudos, que assumirá o parque de iluminação pública da cidade no início do ano que vem

A Prefeitura de Agudos, em parceria com a concessionária Luz de Agudos, iniciou na última segunda-feira (11/12) a substituição das luminárias da Praça Tiradentes, localizada no Centro da cidade. A ação faz parte do compromisso da concessionária em modernizar o sistema de iluminação pública do município, por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), que já antecipou o início de suas atividades no município.

O projeto prevê a substituição de 65 pontos luminosos na praça, que antes eram iluminados por antigas lâmpadas de Vapor de Sódio. Essas lâmpadas, além de consumirem uma quantidade significativa de energia elétrica, proporcionavam uma iluminação menos eficiente. As novas luminárias LED, que estão sendo instaladas, oferecem uma economia de energia superior a 50%, atendendo às normas técnicas e proporcionando uma qualidade de luz superior.

Além dos benefícios econômicos e técnicos, as luminárias LED possuem um design moderno que contribuirá para o embelezamento da Praça Tiradentes. Durante a execução do projeto, toda a rede elétrica está sendo revitalizada, desde os quadros com a instalação de disjuntores, protetores de surto e malha de aterramento, até os postes que passarão por tratamento e pintura.

Como parte da iniciativa, serão instalados 16 novos pontos luminosos em 4 postes com altura de 10 metros, localizados na frente do palco de shows da praça. A previsão é que parte das atividades seja concluída até o dia 20 de dezembro, enquanto o restante será executado em janeiro do ano que vem. Algumas etapas dependem de obras civis no local, que serão realizadas posteriormente para evitar transtornos à população.

As ações representam uma antecipação das responsabilidades da concessionária Luz de Agudos SPE S/A. Contratualmente, as obrigações de modernização da rede de iluminação pública estavam programadas para iniciar apenas em fevereiro de 2024.

“Nós solicitamos à concessionária que antecipasse o serviço de iluminação da Praça Tiradentes que estava precário, oferecendo insegurança ao comércio e aos frequentadores do local. A Praça Tiradentes é um dos locais mais tradicionais da cidade, por onde passam milhares de pessoas no final do ano. Deixar essa praça bem iluminada e moderna é uma necessidade e estamos conseguindo implantar graças ao trabalho da concessionária, que atendeu nosso pedido de antecipação do serviço”, explicou o prefeito Fernando Octaviani.