Saúde - Sábado, 28 de Outubro de 2023

Prefeitura inicia desinfecção e higienização de creches

Primeira unidade a receber os trabalhos foi a creche Neuza Milaré

Neste sábado (28/10), a Prefeitura de Agudos, através de uma parceria das secretarias de Saúde e Educação, iniciou uma operação de limpeza, desinfecção e higienização de unidades escolares. Com foco inicial nas creches-berçários, onde os alunos são mais jovens e vulneráveis à circulação de vírus, a iniciativa tem como objetivo criar um ambiente escolar mais seguro e saudável.

Municípios da região estão registrando surtos de viroses e em Agudos já há um caso de meningite viral, o que ampliou ainda mais a necessidade urgente deste serviço. A ação visa mitigar esses riscos e prevenir surtos de doenças infecciosas, proporcionando um ambiente propício para o aprendizado e crescimento saudável.

Tatiana Amarilia, enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Agudos, enfatizou a importância dessa operação de desinfecção. "A sanitização desses ambientes oferece mais segurança aos alunos que frequentam as unidades escolares. É uma força-tarefa com o objetivo de deixar as escolas em boas condições, para que os alunos possam frequentar um ambiente saudável e oferecer mais tranquilidade aos pais”, disse.

A medida não se limitará apenas à creche-berçário Neuza Milaré; a administração municipal planeja estender a operação de limpeza e desinfecção a outras unidades escolares da cidade. Além disso, essa ação ocorrerá durante o próximo feriado prolongado de Finados, garantindo que os espaços escolares permaneçam livres de potenciais ameaças à saúde dos estudantes.

A importância de manter um ambiente escolar livre de vírus é incontestável. As crianças, especialmente as mais jovens, têm sistemas imunológicos em desenvolvimento e são mais suscetíveis a infecções. Além disso, a propagação dessas doenças nas escolas pode ter um impacto significativo nas famílias e na comunidade em geral. Portanto, a ação da Prefeitura de Agudos é um passo fundamental na garantia da segurança e bem-estar dos alunos, além de tranquilizar os pais e responsáveis.

Com a combinação de esforços das secretarias de Saúde e Educação, a Prefeitura de Agudos demonstra um compromisso sério em oferecer um ambiente escolar protegido, promovendo a saúde e a segurança das crianças em um momento em que a prevenção se torna mais relevante do que nunca.