Social - Segunda-feira, 21 de Agosto de 2023

Bracell implementa projeto ‘Nós do Campo’ direcionado a pequenos produtores rurais de assentamentos

Companhia realiza projeto beneficiando mais de 700 famílias das cidades de Agudos, Borebi, Iaras e Paulistânia

A Bracell, uma das líderes mundiais na produção de celulose solúvel, por meio do Instituto Giramundo Mutuando - consultoria especializada em sistemas agroecológicos e segurança alimentar no Brasil e no mundo -, estão realizando o projeto ‘Nós do Campo’ com o objetivo de promover a segurança alimentar e o incremento da renda de pequenos produtores rurais de sete assentamentos das cidades de Agudos, Borebi, Iaras e Paulistânia. No total, 708 famílias serão beneficiadas.

O projeto que está em sua segunda edição, ocorre desde março/2023 com previsão para ser concluído em fevereiro de 2024, contribuindo com a autonomia e capacitando pequenos produtores rurais na implementação de sistemas agroflorestais, técnicas agrícolas sustentáveis e de baixo custo.

A execução é dividida em etapas: diagnóstico, capacitações e plano de transição agroecológica. Neste primeiro momento foi realizado o diagnóstico participativo com os assentamentos. A pesquisa revelou alguns desafios enfrentados pelos produtores, como a falta de maquinário, comercialização dos produtos, baixa fertilidade do solo e a ausência de políticas públicas. Por outro lado, o diagnóstico também identificou que os assentamentos são produtivos, abrangendo sistemas diversificados, como horticultura, pecuária mista, fruticultura e culturas anuais.

Para Mouana Sioufi, gerente de Relações Institucionais e Responsabilidade Social da Bracell SP, além de incentivar o empoderamento por meio da capacitação, o projeto, que é realizado pelo Bracell Social, plataforma de investimento social da companhia, abre um leque de oportunidades. “O Nós do Campo oferece às famílias o acesso ao conhecimento, a troca de experiência, ferramentas, enfim, oportunidades para que esses pequenos produtores rurais possam ampliar sua atuação. Queremos contribuir para a autonomia financeira e melhoria da qualidade de vida dessas comunidades”, comentou.

Mediante aos resultados, o projeto ‘Nós do Campo’ tem se dedicado a promover trocas de experiências, mutirões e capacitações, incentivando a adoção de práticas agroecológicas e a conservação ambiental nos assentamentos, com foco nos desafios apontados.

Beatriz Stamato, diretora-geral do Instituto Giramundo Mutuando, ressalta o impacto positivo desse projeto. "O Instituto tem uma atuação aqui na região há alguns anos e o projeto Nós do Campo da Bracell proporciona uma mudança positiva as comunidades. Unindo forças é possível vencer os desafios enfrentados por essa população do campo. A perspectiva é bem positiva”, avaliou.

As possibilidades de resultados positivos têm atraído as famílias assentadas. “Quando a Bracell trouxe o projeto ficamos felizes. Como a própria empresa nos disse: nós vamos crescer juntos! Isso foi muito acolhedor. Nós queremos crescer, produzir e oferecer nossos produtos para comunidade, para nossa cidade e também para o mercado”, destacou Joelma de Oliveira Silva, líder da associação Zumbi dos Palmares.

O projeto reforça o compromisso da Bracell com o desenvolvimento sustentável da região, incentivando práticas agrícolas mais responsáveis e promovendo a qualidade de vida das famílias rurais envolvidas. A apresentação do diagnóstico foi realizada em julho, no município de Iaras e contou com a presença de representantes dos municípios beneficiados, do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Associações, Cooperativas, Bracell, Giramundo e também dos assentados.