Turismo - Terça-feira, 08 de Agosto de 2023

Prefeitura inicia obra de revitalização da Estação Sorocabana

Recursos empregados na obra são do Governo do Estado, através do MIT, e com contrapartida da prefeitura

O icônico prédio da Estação Sorocabana, uma das preciosidades históricas de nossa cidade, está prestes a passar por uma significativa revitalização, com o objetivo de torná-lo ainda mais atraente e funcional para os munícipes e visitantes. Construído em 1905 e localizado às margens da linha Estrada de Ferro Sorocabana, bem no Centro de Agudos, o edifício, atualmente abriga a Secretaria de Planejamento e Turismo e passará por melhorias que incluem revitalização, ampliação da cobertura do pátio e a implementação de acessibilidade.

As características arquitetônicas do prédio serão preservadas, como forma de relembrar o passado e a história do local. O prédio receberá nova pintura, manutenção em portas originais, forro e pátio externo, além de dispositivos de acessibilidade. O local contará também com uma cobertura ampliada para servir como uma área para feiras e exposições, bem ao lado da praça Paulo César Wolber.

Com o intuito de preservar e valorizar o patrimônio histórico local, a Prefeitura de Agudos destinou recursos substanciais para a realização desse projeto de revitalização, orçado em R$ 762.129,43. Deste montante, R$ 147.055,47 serão provenientes de recursos próprios da administração municipal, evidenciando o comprometimento da gestão com a preservação do nosso legado histórico. Ademais, R$ 615.073,96 serão financiados através de um convênio com o Governo do Estado, por meio do programa MIT (Município de Interesse Turístico).

A estimativa é de que a obra seja concluída dentro de um prazo de seis meses, possibilitando que a comunidade local e os turistas desfrutem de um espaço renovado, seguro e repleto de significado histórico. O investimento não apenas proporcionará um ambiente mais atrativo para atividades culturais e turísticas, mas também fomentará o crescimento econômico da cidade, uma vez que o turismo é uma das principais fontes de desenvolvimento local.

“É um projeto encabeçado pela Secretaria de Turismo e abraçado pelo Comtur (Conselho Municipal de Turismo), que aprovou a matéria em 2021 e que posteriormente foi arremetida para a aprovação da Secretaria de Turismo do Estado. Estamos empolgados com essa obra, que irá preservar o patrimônio histórico de Agudos, suas características arquitetônicas, e ainda proporcionará um espaço de lazer e visitação mais completo e atrativo”, explica o Secretário de Turismo Welinton Barros.