Saúde - Quarta-feira, 05 de Abril de 2023

Em Agudos, live vai discutir a importância do tratamento precoce na Doença de Parkinson

Agudos promoverá nesta quarta-feira, dia 05 de abril, às 19h, uma live em parceria com a Tv Câmara e a Prefeitura de Agudos para discutir a importância do tratamento precoce na Doença de Parkinson. A iniciativa faz parte das ações do mês de conscientização da Doença de Parkinson, denominada Tulipa Vermelha, que tem no mês de abril a sua mobilização.

A cidade irá promover ações de divulgação da campanha e chamar a atenção da população, conscientizar os profissionais da saúde, promover ações educativas, ampliar a divulgação dos sintomas e orientar a população em geral sobre o tema.

A live contará com a presença de Fulviany Lazari, representante da Vibrar com Parkinson, Talita Oliveira Fisioterapia Neurofuncional, Fernanda Lazari psicóloga e familiar de pessoa com Parkinson, Lilian Aline Cadari familiar de pessoa com Parkinson e o vereador Joster Aparecido de Melo, autor da lei de número 5.681, de 8 de fevereiro de 2023, sancionada pelo prefeito Fernando Octaviani.

Durante a transmissão ao vivo, os convidados irão discutir a importância do tratamento precoce na Doença de Parkinson, os principais sintomas da doença, além de orientar a população sobre os cuidados necessários para prevenir e tratar a doença.

A live será transmitida nas páginas oficiais da Câmara e Prefeitura de Agudos no Facebook, a partir das 19h. A iniciativa é uma oportunidade para que a população tenha acesso a informações relevantes sobre a doença e possa se conscientizar sobre a importância do tratamento precoce.

O mês da Tulipa Vermelha: conscientização sobre a Doença de Parkinson

Você sabia que todo o mês de abril é dedicado à conscientização da Doença de Parkinson? Essa doença, que faz parte do grupo de doenças neurodegenerativas, foi descrita pela primeira vez pelo médico inglês James Parkinson em 1817 e é homenageada no dia 11 de abril, que é o Dia Mundial da Doença de Parkinson.

A escolha da tulipa vermelha como o símbolo oficial do mês de conscientização da doença de Parkinson aconteceu em 2005, em homenagem às contribuições feitas pelo médico James Parkinson. A tulipa Dr. James Parkinson foi criada pelo floricultor holandês J.W.S Van der Wereld, diagnosticado com Parkinson, e possui detalhes em branco.

A doença de Parkinson atinge principalmente pessoas acima de 50 anos e é caracterizada pela degeneração de neurônios responsáveis pelo controle dos movimentos. Os principais sintomas da doença são tremores, rigidez muscular, lentidão nos movimentos e dificuldade de equilíbrio.

É importante que a população esteja consciente sobre a doença e seus sintomas para que possa buscar ajuda médica o mais cedo possível. O tratamento precoce é fundamental para retardar o avanço da doença e garantir melhor qualidade de vida aos pacientes.