Saúde - Terça-feira, 28 de Março de 2023

Agudos inicia nebulização contra a dengue nesta quarta-feira

Secretário de Saúde pede que moradores colaborem e auxiliam no combate ao mosquito; nebulização terá início no Santa Angelina e Jardim Cruzeiro

Agudos inicia nebulização contra a dengue nesta quarta-feira

O município de Agudos enfrenta uma epidemia de dengue neste ano. Desde o dia 1 de janeiro de 2023, já foram registrados mais de 400 casos da doença e um óbito confirmado pela dengue, ocorrido no último dia 24 de março. A vítima foi um homem de 64 anos, que faleceu em hospital de Bauru.

Para tentar conter o avanço da doença, a Secretaria de Saúde tem promovido diversas ações de orientação e combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e de outras arboviroses urbanas. Entre as atividades estão palestras em escolas e comércios, distribuição de panfletos informativos, vistoria e eliminação de criadouros e recolhimento de inservíveis.

A partir desta quarta-feira (29/03), a secretaria irá iniciar a aplicação de inseticida através da nebulização, uma técnica que utiliza um equipamento que libera um produto em forma de fumaça para matar os mosquitos adultos. As ações começam nos bairros Santa Angelina e Jardim Cruzeiro, região da cidade onde mais foram registrados casos de dengue. O produto que será aplicado é formulado à base de água e não deixa resíduos ou cheiros nas superfícies. Ele também é menos agressivo à saúde humana e dos animais.

O Secretário de Saúde Dr. Carlos Thirone pede que os moradores atendam os agentes e permitam a aplicação do inseticida em suas residências. “Pedimos que os moradores recebam bem os agentes de saúde, abram suas casas, deixe que esse veneno atue sobre os pernilongos e mosquitos da dengue para que essa doença seja controlada. Se conseguirmos fazer isso nos bairros Santa Angelina e Jardim Cruzeiro, conseguiremos evitar a propagação para outros bairros. É fundamental ainda que cada um faça a sua parte e elimine qualquer recipiente que possa acumular água parada e servir de criadouro para o Aedes Aegypti”, disse o secretário.

A prefeitura reforça que a participação da população é essencial para interromper a transmissão da dengue e evitar novos casos e óbitos pela doença. A secretaria também orienta que as pessoas que apresentarem sintomas como febre, dor de cabeça, dor no corpo, dor atrás dos olhos ou manchas vermelhas na pele procurem uma unidade de saúde o mais rápido possível para receber o diagnóstico e o tratamento adequados.