Social - Sexta-feira, 17 de Março de 2023

Procon de Agudos faz ação de orientação na Semana do Consumidor

Ação contou com entrega de cartilhas e cópias do Código de Defesa do Consumidor, palestras e até podcast sobre o tema

O Procon de Agudos realizou, na última semana, uma série de ações em comemoração à Semana do Consumidor. A iniciativa teve como objetivo orientar os consumidores sobre seus direitos e garantias previstos pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Durante a ação, foram distribuídas cartilhas com informações sobre os principais direitos do consumidor, além da entrega de cópias do CDC no comércio local. Além disso, foram realizadas palestras com diferentes públicos, como idosos e comerciantes, visando alertar sobre os golpes praticados atualmente e esclarecer dúvidas sobre a legislação consumerista.

A ação contou também com podcast e vídeo divulgado nas redes sociais oficiais do município com esclarecimento das principais dúvidas e informações relevantes sobre o trabalho da unidade local do Procon.

Entre os principais direitos do consumidor garantidos pelo CDC estão o direito à informação clara e precisa sobre produtos e serviços; a proteção contra publicidade enganosa e abusiva; a possibilidade de arrependimento em compras feitas fora do estabelecimento comercial (como pela internet); a garantia de qualidade e segurança dos produtos e serviços; e o direito de ser indenizado em caso de danos causados por produtos ou serviços defeituosos.

A Semana do Consumidor é um período importante para conscientizar a população sobre seus direitos e deveres enquanto consumidores. Além disso, a iniciativa busca incentivar a adoção de práticas comerciais justas e éticas, bem como o respeito aos direitos do consumidor por parte das empresas e prestadores de serviços.

Por isso, ações como as realizadas pelo Procon de Agudos são fundamentais para promover a conscientização e a defesa dos direitos do consumidor. É importante que os consumidores estejam sempre atentos e informados sobre seus direitos, a fim de evitar abusos e práticas comerciais ilegais.

O Coordenador do Procon de Agudos João Pedro Siqueira Machado explica que a unidade local conta com telefone exclusivo para atendimento e esclarecimento de dúvidas. “Não é só na Semana do Consumidor. O Procon de Agudos disponibiliza uma linha telefônica de atendimento. Caso os consumidores efetuem uma compra e surja alguma dúvida sobre a segurança do site, ou mesmo para saber se a empresa já teve alguma reclamação no Procon. Nós prestamos esse atendimento e o telefone é (14) 3262-0650”, disse.

“Caso o consumidor tenha problemas com produtos e serviços, basta procurar imediatamente o Procon, junto de seus documentos pessoais e as informações do caso em questão. Faremos uma triagem para atender o consumidor da melhor forma possível na intenção de garantir seus direitos”, finaliza João.

Serviço

O Procon de Agudos fica na rua Treze de Maio, n. 22, no Centro, na Galeria Municipal próximo à Praça Coronel Delfino, a Praça da Matriz. O telefone para contato é (14) 3262-0650.

CONFIRA O PODCAST INFORMATIVO SOBRE O TEMA: