Saúde - Quinta-feira, 07 de Maio de 2015

Campanha de vacinação contra gripe tem dia D neste sábado em Agudos

A 17ª campanha terá o dia D de mobilização no próximo sábado, dia 9. Vacina estará disponível até dia 22 de maio nas unidades básicas de saúde em toda cidade.

Campanha de vacinação contra gripe tem dia D neste sábado em Agudos

Começou na última segunda-feira (4), a campanha nacional de vacinação contra o vírus Influenza. O objeto da campanha é imunizar até 80% dos grupos prioritários, que envolvem pessoas com mais de 60 anos, crianças de seis meses às que ainda não completaram cinco anos, indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias do parto, profissionais da área da saúde e que atuam no sistema prisional, além de doentes crônicos.

A dose, via injeção, protege contra os subtipos do vírus influenza H1N1, H3N2, e B. O dia “D” da campanha, dia de mobilização nacional, será no sábado, dia 9 de maio. Em Agudos, a imunização será feita em todas as unidades básicas de saúde, exceto no Centro Integrado de Saúde, das 8 até as 17 horas. Para ser vacinado é preciso fazer parte do grupo prioritário e levar documento de identidade.

A vacina não possui efeitos colaterais e não contém contraindicações, porém de acordo com o Ministério da Saúde, pessoas que tenham apresentado reação anafilática em doses anteriores ou que tenham algum tipo de alergia grave à proteína do ovo devem evitar a imunização.

As doses de vacina ficarão à disposição dos moradores até o dia 22 de maio em toda rede municipal de saúde.

Dia D de vacinação contra gripe
Sábado, 9 de maio
Das 8 às 17 horas
Todas as unidades básicas de saúde