Saúde - Quarta-feira, 01 de Março de 2023

Agudos lança campanha “Mosquito? Aqui não!”

Mobilização de combate ao Aedes Aegypti consiste em ações de orientação e limpeza nos bairros

Agudos lança campanha “Mosquito? Aqui não!”

A Prefeitura de Agudos, por meio da Secretaria de Saúde, lançou nesta semana uma nova campanha para combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Intitulada “Mosquito? Aqui não!”, a iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de prevenir a transmissão de doenças através do inseto.

A campanha será focada na orientação da população e recolhimento de inservíveis, que são objetos que podem acumular água parada e se tornarem criadouros do mosquito. Para garantir que os moradores possam descartar corretamente seus inservíveis, a prefeitura pede que os objetos sejam colocados nas calçadas para que sejam recolhidos pelos caminhões da Secretaria de Vias Públicas.

No entanto, é importante lembrar que o recolhimento será feito nos dias 02, 03 e 04 de março, então os moradores devem se certificar de colocar seus inservíveis na calçada durante esses dias. Essa medida vale para todas as regiões da cidade. A prefeitura também alerta que objetos grandes, como móveis e eletrodomésticos, poderão ser recolhidos, porém os caminhões não irão levar galhos ou entulhos de construção.

Os agentes de saúde também visitarão as residências nessas datas para orientar a população em relação à prevenção e é importante que os moradores recebam bem os agentes que estarão devidamente identificados.

As doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti incluem a dengue, a febre chikungunya e a zika. A dengue é uma das doenças mais comuns transmitidas pelo mosquito e é caracterizada por sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares e nas articulações, náuseas e vômitos.

Infelizmente, já foram confirmados casos de dengue em Agudos, o que torna a campanha “Mosquito? Aqui não!” ainda mais importante. Por isso, a prefeitura pede que os moradores sejam diligentes na prevenção e combate ao mosquito, descartando corretamente seus inservíveis e eliminando qualquer foco de água parada em suas residências.

Os caminhões da prefeitura começarão a fazer o recolhimento dos materiais já a partir de quinta-feira (02/03). A prefeitura também distribuirá materiais informativos e de orientação aos moradores. Nas redes sociais oficiais já estão sendo publicadas matérias, entrevistas e orientações com profissionais sobre o tema.

“É fundamental que os moradores de Agudos colaborem com a iniciativa, descartando corretamente seus inservíveis e eliminando qualquer foco de água parada em suas residências. Nós já registramos dezenas de casos de dengue no município e por isso essa mobilização se faz extremamente necessária e urgente”, explica o Secretário de Saúde Carlos Thirone.

No site www.agudos.sp.gov.br os moradores podem buscar informações sobre o mosquito. Nas redes sociais também já foram postados vídeos, matérias e podcasts discutindo o tema.

Confira podcast sobre o combate ao aedes