Agudos, quinta-feira, 11 de agosto de 2022 Telefone (14) 3262-8500

Turismo - Sexta-feira, 15 de Outubro de 2021

AAPIMAR celebra parceria com projeto social da Bracell

Associação de apicultores poderá utilizar áreas de floresta da empresa para a produção de mel

A AAPIMAR (Associação de Apicultores e Meliponicultores Agudos e Região) celebrou no mês de setembro um contrato com a empresa Bracell Celulose para ampliar a produção de mel. Na parceria a empresa irá permitir que os associados utilizem áreas florestais para a produção.

As tratativas para a efetivação do projeto começaram ainda em 2020, quando um grupo de apicultores se reuniu na sede da Secretaria de Planejamento e Turismo da Prefeitura de Agudos para discutir o tema.

Em pelo menos duas ocasiões foi possível fazer o cadastramento de mais de 25 produtores interessados na parceria para que o projeto fosse encaminhado à empresa.

Desde então as tratativas estavam em andamento e foram efetivadas no último dia 21 de setembro, quando a Analista de Responsabilidade Social e Relações com Comunidades Renata Silva, representante da Bracell e responsável pelo projeto, esteve no município para assinar o contrato que prevê a utilização de suas áreas de plantio de eucalipto para a produção de mel.

De acordo com o apicultor Evandro José da Costa, interlocutor do projeto, a parceria permitirá ainda o aperfeiçoamento da produção com treinamentos feitos por profissionais da área.

“Com assinatura do contrato os apicultores irão participar do Projeto Polinizadores, que terá assistência técnica da Unesp de Botucatu que será coordenada pelo professor Ricardo de Oliveira Orsi, visando um aumento na produção por colmeia”, explica Evandro.

Outra associação que participou das tratativas é a Abama (Associação Bauruense de Apicultores Meliponicultores e Ambientalistas).

Portal atualizado em: 11/08/2022 15:12:56