Agudos, quarta-feira, 27 de outubro de 2021 Telefone (14) 3262-8500

Saúde - Quarta-feira, 01 de Setembro de 2021

CAPS realizou apoio matricial com a rede básica de saúde

O matriciamento uma das principais estratégias desenvolvidas pelo CAPS, para articular a rede de cuidados, compreendido como um novo modo de produzir saúde

CAPS realizou apoio matricial com a rede básica de saúde

De 23 a 27 de Agosto de 2021, o CAPS I (Centro de Atenção Psicossocial) de Agudos, realizou o matriciamento ou apoio matricial(AM) com a rede básica de saúde, tendo como objetivo, viabilizar a melhoria da articulação da Rede de Atenção Psicossocial, a RAPS, entre as Unidades Básicas de Saúde e o serviço de Saúde Mental existentes no município, garantindo a integralidade na atenção à saúde, ampliar o conceito de cuidado no processo de reordenamento das ações de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação e promovendo espaços de educação permanente em saúde mental.

O matriciamento é uma das principais estratégias desenvolvidas pelo CAPS, para articular a rede de cuidados, compreendido como um novo modo de produzir saúde, em que, duas ou mais equipes num processo de compartilhamento de estratégias de cuidado, criam uma proposta de intervenção “pedagógico-terapêutica”. O compartilhamento de saberes e práticas, promove o “aprender no fazer em conjunto” e sob esse ponto de vista, o matriciamento consiste em uma prática voltada a estruturação da rede em saúde mental, a RAPS, por meio de fortalecimento das relações entre os profissionais e, consequentemente, destes com outros atores sociais, incluindo usuários e gestores, além da corresponsabilização das equipes e fortalecimento do vínculo do usuário com a Atenção Primária.

É a partir dessas reuniões que são definidas as ações conjuntas que serão realizadas, assim como as ações desenvolvidas, dentre elas, destacam-se: elaboração de um plano terapêutico singular (PTS), interconsulta, consulta e visita domiciliar conjunta, grupos, atividades coletivas compartilhadas, educação permanente, abordagem familiar, ecomapa e genograma, discussões de temas, discussões de casos, avaliar os resultados, repensar novas estratégias e ações compartilhadas em território.

Participam do matriciamento, a equipe de referência (profissionais que conhecem o território e que possam conduzir e acompanhar casos ou situações de vulnerabilidade)e equipe de apoio matricial (equipe CAPS, núcleo ampliado a saúde da família (NASF) e atenção básica (AB), que, devem acionar, quando a equipe de referência, sentir necessidade de apoio ou quando no território, apresentar situações como: casos de transtornos mentais graves, severos e persistentes, apresentando relações familiares interrompidas, riscos de suicídio, rupturas de vínculos sociais, situações de violação de direitos (ex: abuso e violência), casos de transtornos relacionados ao uso abusivo de substâncias psicoativas.

As unidades de saúde que participaram do matriciamento são: PSF “Dirce P.B. Ayub”, PSF “Alfredo Paraíso Galrão”, PSF “Edneia Venturini Delazari(Domélia), PSF “ Moussa Tobias”, PSF “ Dr° Jacob Casseb(CSII), PSF “ João Damásio Machado”, PSF “Michel Ayub” e a unidade de pronto atendimento(UPA).