Agudos, quinta-feira, 02 de dezembro de 2021 Telefone (14) 3262-8500

Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 06 de Agosto de 2021

Senar promove curso de apicultura em Agudos

Curso tem carga horária de 16 horas e aborda diversos temas relacionados à produção e comercialização de própolis

Senar promove curso de apicultura em Agudos

As abelhas têm um importante papel no meio ambiente, pois são responsáveis por polinizar várias espécies de plantas, além de produzirem alimentos ricos em nutrientes, como mel e própolis.

Aos poucos, a criação desses insetos tem crescido em todo país e ganhado cada vez mais espaço na produção agropecuária.

E para ampliar a capacitação de profissionais dessa atividade, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com Prefeitura de Agudos, está promovendo um curso que compreende produção do própolis e que ainda terá módulos de gestão e planejamento e produção de rainhas e geléia real, tudo isso ministrado pelo instrutor José Renato Moreira, que é engenheiro agrônomo.

Inicialmente o curso tem carga horária de 16 horas e aborda temas como:  composição da própolis; utilização; propriedades farmacológicas; método de obtenção da própolis:  método dos toquinhos de madeira, método do Coletor de Própolis Inteligente (CPI), método da moldura coletora, método da tela IV; conservação: procedimento, classificação do própolis, conservação, transporte e comercialização.

Além da realização do Senar e do apoio do Sindicato Rural de Bauru, a capacitação conta também com a participação e apoio da AAPIMAR (Associação dos Apicultores e Meliponicultores de Agudos e Região).