Saúde - Segunda-feira, 02 de Agosto de 2021

Começa a VII Semana Municipal de Incentivo ao Aleitamento Materno em Agudos

Neste ano a campanha terá o tema: "Proteger a amamentação: Uma responsabilidade de todos"

Começa a VII Semana Municipal de Incentivo ao Aleitamento Materno em Agudos

A Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) é considerada como veículo para promoção da amamentação e ocorre em 120 países. A WABA (Word Alliance for Breastfeeding Action/ Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno) define, a cada ano, o tema a ser trabalhado na semana, lançando materiais que são traduzidos em 14 idiomas.

Entretanto, a data e o tema podem ser adaptados em cada país, para que sejam obtidos melhores resultados no evento.

No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a SMAM desde 1999, sendo responsável pela adaptação do tema para o nosso país e elaboração e distribuição de cartaz e folder.

A semana tem o apoio de organismos internacionais, Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, Hospitais Amigos da Criança, Sociedades de Classe e Organizações Não-Governamentais (ONGs).

O município de Agudos através da LEI N° 4.772 DE 19 DE MAIO DE 2.015. Institui a "SEMANA MUNICIPAL DE INCENTIVO AO ALEITAMENTO MATERNO" no município.

Com os objetivos de:

1: Divulgar na sociedade as vantagens do aleitamento materno, tanto para a mãe como para o bebê;

2. Esclarecer a diferença entre leite humano e leite adaptado (leite em Pó);

3. Informar como e de que forma o leite materno protege as crianças;

4. Enfocar os benefícios que a amamentação trás· para as mães.

No vídeo abaixo, a Dra Lidiane Thirone explica sobre a importância da amamentação: