Social - Segunda-feira, 17 de Maio de 2021

18 de maio - Dia da Luta Antimanicomial

18 de maio - Dia da Luta Antimanicomial

A luta antimanicomial se caracteriza pela luta dos direitos das pessoas com sofrimento mental, que historicamente foram discriminadas e excluídas da sociedade, indo contra o modelo de internação em hospitais psiquiátricos. O Movimento da Reforma Psiquiátrica começou com o lema “por uma sociedade sem manicômios”, no final da década de 70 na cidade de Bauru/SP, reunindo profissionais da saúde, pacientes e familiares pela garantia do tratamento humanizado através do Sistema Único de Saúde (SUS).

O movimento da luta antimanicomial existe para lembrar que todo cidadão tem direito a liberdade e de viver em sociedade, além de receber cuidado e tratamento de forma digna sem que tenha que abrir mão de sua cidadania

Através do fechamento dos hospitais psiquiátricos, tivemos a abertura de novos serviços comunitários, como o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), que possibilita tratamento psiquiátrico, atenção psicológica, de assistência social e terapia ocupacional, além de servir para a retomada e fortalecimento dos vínculos comunitários dos usuários entre si e com o território onde vivem.

O CAPS funciona de caráter aberto e comunitário, com atendimento às pessoas com transtornos mentais graves e persistentes e às pessoas com sofrimento ou transtorno mental em geral, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas.

O CAPS fica na Rua José Salmem 236 e funciona de segunda à sexta-feira das 7h às 17h.

Confira vídeo produzido pela Tv Câmara de Agudos no CAPS