Agudos, quinta-feira, 02 de dezembro de 2021 Telefone (14) 3262-8500

Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 02 de Março de 2021

Parceria com Civap traz triturador de resíduos da construção civil para Agudos

Equipamento esteve no município na semana passada; resíduos triturados são utilizados na manutenção de estradas rurais

Parceria com Civap traz triturador de resíduos da construção civil para Agudos

A Prefeitura de Agudos, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, trouxe para o município em parceria com o Civap (Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema), uma máquina de triturar resíduos da construção civil.

O equipamento esteve no município na semana passada para dar a destinação correta ao resíduo recolhidos pela prefeitura. O material após triturado é utilizado na recuperação e manutenção de estradas rurais.

Segundo o secretário Gabriel Machado, responsável pela pasta, a reutilização desse resíduo traz inúmeros benefícios econômicos e ambientais. “A ideia é reutilizar o resíduo da construção civil que é descartado pela população. Ao invés de juntar todo esse material, que ocupa muito espaço e prejudica o meio ambiente, essa parceria com o Civap nos permite triturar esse material e utilizá-lo na recuperação de estradas. Além de ser uma destinação ecologicamente correta, ainda economizamos recursos do município”, explica.

O prefeito Fernando Octaviani elogiou a ação. “Parcerias como essas são fundamentais para o município. É um processo que gera economia ao nosso aos cofres, já que é reutilizado o material na manutenção de estradas e vias rurais diminuindo a aquisição de materiais para execução do serviço”, afirmou.

O resíduo triturado é utilizado na manutenção de estradas rurais - Foto - Roberto Netto | Prefeitura de Agudos

Como funciona?

O Programa de Beneficiamento de Resíduos da construção Civil – PROBEN RCC -, é uma ação realizada pelo Civap que atende demanda das prefeituras consorciadas e oferece solução compartilhada para a destinação adequada de resíduos oriundos da construção civil, um problema ambiental que afeta a maioria dos municípios brasileiros.

A destinação correta desses resíduos, tendo em vista a dificuldade de separação dos materiais depositados em caçambas, é de extrema importância, pois além de evitar o descarte irregular, também gera um novo produto para uso na manutenção de estradas rurais, resultando em economia aos municípios.

Para fazer a trituração, o Civap disponibiliza um britador móvel, um caminhão e um gerador de energia para uso compartilhado entre os municípios do consórcio, sendo pioneiro nesta modalidade.