Saúde - Sexta-feira, 26 de Fevereiro de 2021

Prefeitura intensifica fiscalização na pandemia

Defesa Civil está fazendo visitas não programadas para conferir se pacientes com Covid-19 estão seguindo as regras de distanciamento social

Prefeitura intensifica fiscalização na pandemia

A Prefeitura de Agudos iniciou nesta semana um trabalho de intensificação da fiscalização sobre as medidas de distanciamento social no município em razão da pandemia da Covid-19. Ações de orientação estão sendo ampliadas através da Secretaria de Saúde e Defesa Civil do município para evitar que a doença se propague entre os agudenses.

A Vigilância Sanitária tem realizado visitas em estabelecimentos comerciais para conferir se todas as regras estão sendo seguidas e também para orientar comerciantes em relação aos riscos da contaminação pelo vírus.

De modo paralelo a Defesa Civil iniciou nesta sexta-feira (26) a visita não programada a pacientes positivados com coronavírus. A ação faz parte de um plano estratégico do Comitê Covid-19. É um trabalho orientativo e tem a intenção de conferir se os pacientes estão seguindo as medidas de sanitárias necessárias.

Com base no banco de dados da Secretaria de Saúde, os agentes da Defesa Civil fazem um monitoramento domiciliar através de visitas e caso o paciente não esteja em sua residência ou descumprindo o distanciamento, os agentes comunicam a Secretaria de Saúde. Esta ação será ainda mais ampliada nos próximos dias.

O prefeito Fernando Octaviani disse que a ação se faz necessária, uma vez que muitos pacientes não seguem as regras de distanciamento e podem colocar em risco a vida de outras pessoas.

“É um momento em que precisamos da ajuda da população, em especial aos pacientes que estão em tratamento domiciliar. As medidas de distanciamento precisam ser seguidas rigorosamente por essas pessoas para evitar que mais agudenses sejam contaminados pelo novo coronavírus. Esse trabalho de fiscalização tem a intenção de orientar a todos, para que juntos possamos combater a Covid-19”, explicou Fernando.

Nesta sexta-feira (26) a Defesa Civil visitou 13 residências de pacientes positivados. Desse total, apenas um paciente não estava cumprindo as medidas sanitárias e foi orientado. O caso foi comunicado à Vigilância Sanitária.