Agudos, quinta-feira, 08 de dezembro de 2022 Telefone (14) 3262-8500

Atendimento Atendimento: De segunda-feira a sexta-feira, das 08h00m às 17h00m.

Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 18 de Fevereiro de 2021

Senar ministra curso para produtores de leite em Agudos

Capacitação tem duração de 10 meses e visa melhorar a produção no município

Senar ministra curso para produtores de leite em Agudos

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Agudos, por meio de parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Sindicato Rural de Bauru, promoveu nesta quinta-feira (18) um módulo do curso ProLeite, uma ação de capacitação para produtores de leite do município. A reunião seguiu todas as medidas sanitárias em relação à pandemia da Covid-19.

O curso tem o objetivo de capacitar o produtor rural no sistema intensivo de produção de leite a pasto, com a finalidade de alcançar, em curto prazo, a melhoria da produtividade e consequentemente melhores ganhos.

Segundo José Renato de Carvalho Moreira, instrutor do Senar, o curso tem duração de um ano com vários treinamentos. “São 16 cursos ao longo de um ano, são 10 meses de treinamento, que ensina tudo sobre pastejo rotacionado de vaca leiteira, ou seja, começa com o planejamento da propriedade, plantio de cana, manejo do canavial, cerca elétrica, irrigação, sanidade animal, manejo reprodutivo, manejo sanitário e de ordenhas, criação de bezerras. Todo o processo de produção de leite a pasto é envolvido no curso ao longo desses 10 meses, que vai de fevereiro a novembro”, explicou.

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Gabriel Machado falou sobre a importância do treinamento. “É um curso extenso, de 10 meses, firmado graças a uma parceria da secretaria com o Senar. A nossa intenção é promover a capacitação dos produtores rurais e esse curso é um grande passo para isso”, disse.

Foto: Roberto Netto | Prefeitura de Agudos

Portal atualizado em: 07/12/2022 16:52:27