Saúde - Quinta-feira, 04 de Fevereiro de 2021

Nota Oficial sobre a campanha de vacinação contra a Covid-19

Prefeitura faz esclarecimentos sobre dúvidas e publicações feitas na internet

Nota Oficial sobre a campanha de vacinação contra a Covid-19

A Prefeitura de Agudos esclarece que recebeu dezenas de questionamentos em relação à vacinação contra a Covid-19 e constatou denúncias que circularam pelas redes sociais.

Na última segunda-feira (01) o município iniciou a vacinação de profissionais da área da saúde e de apoio, seguindo todos os protocolos recomendados pelo PNI (Programa Nacional de Imunização), do Ministério da Saúde, e pelo Centro de Vigilância Epidemiológica Estadual.

É importante ressaltar que a escolha do público alvo e dos profissionais que estão enquadrados no grupo que pode receber a imunização neste momento, não são definidos pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Agudos. São recomendações enviadas pelo Ministério da Saúde e pelo Governo do Estado, que estão sendo seguidas rigorosamente pelo município desde o início da vacinação.

A orientação da Secretaria de Saúde é que só procurem pela dose da vacina os profissionais que moram ou atuam em Agudos. A prioridade da vacinação é para quem reside ou trabalha no município.

Por conta dessas primeiras ocorrências, fica estabelecido que todos os profissionais que forem tomar a dose da vacina deverão apresentar, além do documento que comprove sua atuação na área da saúde (Crachá ou Carteira de Trabalho), um comprovante de residência no município. Profissionais que atuam no município e que moram em outras cidades poderão apresentar documento da empresa onde trabalha comprovando atuação em Agudos.

A apresentação do comprovante de residência também valerá para as próximas etapas da vacinação, inclusive na próxima semana, quando será iniciada a vacinação de idosos com 90 anos ou mais. Neste caso, também será necessária a apresentação de documento de identidade com foto.

A prefeitura ressalta ainda que irá averiguar todas as denúncias de supostas ocorrências de “fura-fila” no município e que, caso identificado, tomará as medidas necessárias.

Por último fica esclarecido que todos os profissionais vacinados são cadastrados e o registro com todos os dados é feito no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI).

Sobre o Plano Nacional de Imunizações

Qualquer cidadão pode acompanhar as especificações do Plano Nacional de Imunizações no arquivo disponibilizado pelo Ministério da Saúde através do link: https://www.gov.br/saude/pt-br/media/pdf/2020/dezembro/16/plano_vacinacao_versao_eletronica-1.pdf

Documento técnico

O Documento Técnico do Governo do Estado de São Paulo com todas as especificações do plano de vacinação também está disponível: http://portal.saude.sp.gov.br/resources/cve-centro-de-vigilancia-epidemiologica/vacina/documento_tecnico_campanha_de_vacinacao_contra_a_covid_3atualizacao.pdf