Saúde - Quarta-feira, 20 de Janeiro de 2021

Doses da Coronavac chegaram em Agudos

Mil doses do imunizante serão destinadas à profissionais da linha de frente

Doses da Coronavac chegaram em Agudos

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Agudos recebeu na tarde desta quarta-feira (20) 1.000 doses da vacina Coronavac. Os frascos chegaram por volta de 18h à sede da secretaria, escoltados por equipes da Polícia Militar.

Inicialmente o Ministério da Saúde havia informado que as vacinas chegariam na quinta-feira (21), mas a chegada foi antecipada.

O imunizante já foi armazenado e a vacinação será iniciada nesta quinta-feira (21). Neste primeiro momento, profissionais de saúde e idosos com mais de 60 anos e vivendo em instituições de longa permanência (abrigos e clínicas) receberão as doses.

Estes públicos são prioritários considerando os critérios de exposição de infecção e risco para agravamento ou óbito pela doença. A inclusão de novos grupos populacionais será norteada pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações), do Ministério da Saúde.

Serão imunizados os profissionais que atuam na linha de frente de combate ao coronavírus na cidade, em unidades como UPA (Unidade de Pronto Atendimento), Centro Covid-19, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) entre outros. Posteriormente os demais profissionais da área também receberão a vacina.

O prefeito Fernando Octaviani acompanhou a chegada da vacina e comemorou. “Nesses primeiros dias de janeiro nós tivemos a oportunidade de acompanhar o trabalho dos profissionais de saúde e o desafio que é enfrentar o coronavírus. Estamos contentes com a chegada da vacina e esperamos que ela possa, o quanto antes, ser disponibilizada a todos os agudenses. Que Deus abençoe a eficácia dessa vacina”, disse.

A Prefeitura de Agudos ressalta que essa primeira etapa da vacinação será exclusivamente destinada ao público alvo, não sendo necessário que a população em geral procure pelas salas de vacina neste momento.

Todas as pessoas que se enquadram nos grupos alvos serão contempladas com a vacinação, entretanto a ampliação da cobertura desse público será gradativa, conforme disponibilidade de vacinas.

Todo o cronograma de vacinação será amplamente divulgado pela prefeitura em canais oficiais e pela imprensa.

Vacinas já estão na sede da Secretaria de Saúde - Foto: Roberto Netto | Prefeitura de Agudos