.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Segunda à Sexta-feira, das 08:00h às 17:00h.

Saúde - Quinta-feira, 13 de Agosto de 2020

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Prefeitura de Agudos cria Projeto Guardião para garantir isolamento social de pessoas positivas da covid-19

A fiscalização será feita pela Guarda Civil Municipal, após decisão do Comitê Gestor de Combate à Covid-19, como forma de contribuir no combate a propagação da doença


Prefeitura de Agudos cria Projeto Guardião para garantir isolamento social de pessoas positivas da covid-19

No centro, o prefeito Altair Francisco, durante inauguração da GCM, que será responsável pelo Projeto Guardião

 

A Prefeitura de Agudos criou o Projeto Guardião para intensificar o acompanhamento de pessoas que testaram positivo para a covid-19, com objetivo de evitar que descumpram o isolamento social e proporcionem o aumento no número de casos. A fiscalização será feita pela Guarda Civil Municipal, a partir desta sexta-feira, dia 14 de agosto. 

A criação do projeto é uma decisão tomada pelo Comitê Gestor de Combate à Covid-19, após constatado que vários pacientes, após terem a confirmação de que eram positivos para covid-19, permanecem em atividades regulares, sem respeitar o isolamento necessário para não transmitirem a doença. O objetivo é garantir que as pessoas com covid-19 evitem o contato e possível contágio de outros moradores.

Pelo Projeto Guardião, os guardas-civis passarão a fazer visitas constantes às residências dos pacientes positivos para se certificarem que essas pessoas estão respeitando o isolamento dentro de casa. 

Caso forem flagradas descumprindo o isolamento, ou seja, caso estejam fora de casa no período de isolamento determinado por recomendação médica será feito um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia Civil e o paciente poderá responder judicialmente por alguns crimes previsto no Código Penal Brasileiro, como o ato de causar epidemia, violar a determinação do poder público, causar perigo de contágio de doença grave e expor a vida ou a saúde de outra pessoa a perigo. 

Além da fiscalização, foi criado um sistema de apoio para que os pacientes não precisem sair de casa. Assistentes sociais da Secretaria de Assistência Social farão contato com todos os pacientes positivos para tomarem conhecimento de necessidades, como retirada de medicamentos, compras de alimentos ou outras. Após o contato, as assistentes buscarão apoio familiar ou de vizinhos para que os pacientes não se sintam obrigados a sair de casa.

Além disso, desde que é confirmado o contágio pelo coronavírus, o paciente é orientado e assina um Termo de Conduta, onde estão previstas a forma como deve agir e quais as penalidades, caso contrarie o que está estabelecido no documento.

433 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de AGUDOS - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.