Saúde - Terça-feira, 30 de Junho de 2020

Centro de Tratamento de Agudos é local adequado para atendimento a pacientes com suspeita de Covid-19

Para oferecer melhor atendimento à população de Agudos, considerando as medidas e orientações estabelecidas pelos governos Federal e Estadual, a Prefeitura de Agudos criou o Centro de Atendimento de Doenças Respiratórias.

O Centro funciona ao lado do Hospital de Agudos e conta com uma equipe multidisciplinar para atender a pacientes com sintomas da Covid-19 e outros problemas respiratórios. A equipe é formada por médicos do Programa Mais Médicos e enfermeiros preparados para o enfrentamento da Covid-19. O atendimento é das 7h às 18h.

Também no Centro de Referência estão disponíveis os testes que asseguram se a pessoa está contaminada pelo coronavírus. Estão disponíveis os testes RT-PCR, que verifica a presença de material genético do vírus, confirmando que a pessoa se encontra com Covid-19, e é considerado como teste definitivo pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e os testes rápidos (IgM/IgG).

A criação do Centro de Atendimento foi a forma encontrada pela Prefeitura de Agudos para inibir que o vírus que causa a Covid-19 circule pela cidade, quando os pacientes procuram os Postos de Saúde do município com sintomas da doença.

Por isso, a recomendação é para que, em caso de sintomas da doença - como febre, tosse seca e cansaço (os mais comuns), dor de garganta ou perda do paladar e do apetite (os mais raros) ou ainda dificuldade de respirar, dor ou pressão no peito (os mais graves) - a pessoa procure imediatamente o Centro de Tratamento e não uma unidade de saúde próxima de sua casa.

O Centro funciona no prédio anexo ao Hospital de Agudos, na avenida Benedito Otoni, 209, no Centro de Agudos.