Saúde - Segunda-feira, 20 de Abril de 2020

Agudos supera meta do Ministério da Saúde na vacinação de idosos contra a gripe

Meta definida pelo Ministério da Saúde era de 3.955 idosos, segundo IBGE, mas foram vacinados 4.825 idosos

Agudos supera meta do Ministério da Saúde na vacinação de idosos contra a gripe

A Prefeitura de Agudos, por meio da Secretaria de Saúde do município ultrapassou o número de idosos definido pelo Ministério da Saúde, que deveriam ser imunizados durante a primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza). Com isso, o município atingiu 100% do público-alvo. A primeira fase da campanha teve início no dia 23 de março e imunizou também os profissionais da saúde.

Com base nos dados estatísticos do IBGE, o Ministério da Saúde definiu para Agudos uma população de 3.955 idosos (pessoas a partir de 60 anos), como prioridade para vacinação, porém o município distribuiu 4.825 doses para este público, atingindo 122% da meta estabelecida pelo Governo Federal.

Todos os idosos foram vacinados em suas próprias casas, sem a necessidade de se dirigirem a um posto de saúde, restringindo dessa forma sua circulação e proporcionando maior segurança contra o coronavírus, uma vez que os idosos são considerados como um dos principais grupos de risco de agravamento da Covid -19.

A medida, de acordo com o prefeito Altair Francisco Silva, reduziu ainda mais os riscos de disseminação do coronavírus entre os idosos, que inicialmente seriam vacinados nas escolas do município, mas que puderem contar com a vacinação segura em casa.

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe teve os grupos prioritários alterados pelo Ministério da Saúde, devido a pandemia do coronavírus, e no último dia 16 de abril, entrou em sua segunda fase, tendo agora como objetivo a imunização de caminhoneiros, motoristas de transportes coletivo e trabalhadores portuários, que foram incluídos entre o público-alvo este ano pelo Ministério, além de doentes crônicos e profissionais das Forças de Segurança (policiais e agentes) e Salvamento (bombeiros). Essa fase vai até o dia 8 de maio.

Os locais de vacinação também mudaram e a vacinação está sendo realizada no prédio da antiga Estação Ferroviária Sorocabana (Comtur), no Centro da cidade; o Centro Dia do Idoso, que fica na rua Miguel Leão, s/n (próximo à UPA), ou o Posto de Saúde Michel Ayub, que fica no bairro Jardim Cruzeiro. O horário de funcionamento destes postos para vacinação é das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira.

Nestes locais, a Secretaria de Saúde mantém Equipes de Vacinação que , além de vacinar, orientam as pessoas que procuram os postos sobre a forma correta de manter o distanciamento, além de disponibilizar álcool em gel para os profissionais e para o público.

A Prefeitura orienta portadores de doenças crônicas a apresentarem uma carta médica para receber a vacina e profissionais das Forças de Segurança e motoristas de transporte coletivo ou caminhoneiros a apresentarem um documento de identificação (crachá da empresa) ou carteira de habilitação.