Agudos, Quinta-feira, 04 de Junho de 2020 Telefone (14) 3262-8500

Saúde - Sexta-feira, 03 de Abril de 2020

Prefeitura de Agudos cria Centro de Referência para Síndromes Respiratórias

Para aprimorar o atendimento à população de Agudos, considerando as medidas e orientações estabelecidas pelos governos Federal e Estadual, a Prefeitura de Agudos reorganizou o atendimento da área da Saúde e criou o Centro de Referência para Síndromes Respiratórias, que vai funcionar a partir da próxima segunda-feira, dia 6 de abril.

O Centro funcionará no prédio anexo ao Hospital de Agudos (avenida Benedito Otoni) e contará com uma equipe multidisciplinar para atendimento a pacientes com problemas respiratórios diversos, com prioridade aqueles com sintomas da Covid 19, das 7 h às 18 h, de segunda a sexta-feira.

Para reorganizar o setor de Saúde Pública, proporcionando a otimização de recursos humanos, e criar o Centro de Referência que será um importante suporte para o atendimento das doenças respiratórias, duas Unidades de Saúde da Família terão seu atendimento, temporariamente, readequado: os postos Dirce Porto Bicalho Ayub (Posto
Jardim Europa) e João Damásio Machado (Posto São Vicente).

Os pacientes atendidos por estas unidades continuarão sendo acompanhados e atendidos pelas equipes do programa Saúde da Família, bem como gestantes, pediatria e os pacientes acamados, sem prejuízo à população. Também será mantida a entrega de leite e a coleta de sangue nas unidades.

Nessas unidades, um agente comunitário de saúde fará o acolhimento dos pacientes, com o encaminhamento de serviços, e uma auxiliar de enfermagem também dará o apoio para encaminhamentos médicos, quando necessário.

A reorganização também proporcionará que os pacientes de qualquer bairro da cidade possam procurar por atendimento em qualquer Unidade de Saúde, independentemente da região onde residam.

O prefeito Altair Francisco Silva explicou que a criação do Centro de Referência proporcionará um importante incremento no atendimento à população, com a possibilidade de melhor acolhimento a pacientes do coronavírus.

“Estamos trabalhando muito para garantir que a população de Agudos seja atendida da melhor forma possível durante este período tão difícil. Todos sabem que o país inteiro enfrentará problemas na Saúde, mas estamos fazendo tudo o que está a nosso alcance para minimizar, ao máximo, esses problemas em Agudos. Por isso conta com a colaboração de toda a população, para que permaneça em suas casas e desta forma evite a propagação do vírus na nossa cidade”, pediu o prefeito Altair.