Saúde - Quarta-feira, 01 de Abril de 2020

Comunicado: Confirmado, oficialmente, primeiro caso positivo de Covid 19 em Agudos

Trata-se de um homem, de 76 anos, que está hospitalizado na UTI de um hospital particular em Bauru.

A Prefeitura de Agudos informa que obteve, na noite desta quarta-feira, dia 1 de abril, a confirmação do primeiro caso positivo para Covid 19, em um morador da cidade. Trata-se de um homem, de 76 anos, que se encontra hospitalizado na Unidade de Terapia Intensiva, em um hospital particular de Bauru.

O teste, que teve resultado positivo, foi feito por um laboratório particular de Belo Horizonte, que é credenciado pelo Ministério da Saúde.

Agudos conta agora com oito casos suspeitos, passa a ter o primeiro caso confirmado e segue com um negativado.

Além desses casos, outros dois seguem sendo acompanhados pela Secretaria de Saúde do município e Vigilância Epidemiológica. Duas mulheres estão internadas no Hospital Estadual, mulher está internada na Unidade de Terapia Intensiva  e outra foi transferida na noite desta quarta-feira, necessitando de oxigênio.

Um caso foi diagnosticado como positivo, porém o resultado do teste foi feito em um laboratório não credenciado pelo Ministério as Saúde, por isso, ainda não é contabilizado pela Prefeitura.

Em uma live feita em uma rede social, o prefeito Altair Francisco Silva antecipou que publicará nesta quinta-feira, dia 2, um novo decreto endurecendo as regras de abertura do comércio local, inclusive daqueles considerados essenciais.

“Temos que observar todas as facetas da sociedade e termos responsabilidade. Não é momento de relaxar, de achar que está tudo certo. Estamos pautados em resguardar vidas”, disse Altair.

O prefeito agradeceu os comerciantes que seguiram as medidas adotadas até agora, mas afirmou que nessa nova situação é preciso ainda mais cuidados por parte de todos e que, para minimizar os efeitos da pandemia, adotará medidas duras. “A empresa que não respeitar as novas medidas que vamos tomar, mesmo aquelas que trabalham com produtos essenciais, vamos agir de forma dura, até com a possibilidade de caçar o alvará senão tivermos opções. Não vamos deixar que a nossa população fique vulnerável e muitos fiquem doentes, porque não teremos estrutura para cuidar de todos. É motivo de cautela sim, de tomarmos cuidados. Se todo mundo sair pela rua e for para onde quiser, a contaminação será muito rápida e não vamos ter equipamentos e leitos para atender toda a população. Então, é urgente o isolamento social, e não apenas os idosos devem ficar em casa, por que o jovem circulando, vai levar o vírus para dentro de casa e contaminar esse idoso.

Não podemos contar com a sorte, temos que fazer a nossa parte e nos cuidar, ficando dentro de casa”, disse.