Saúde - Terça-feira, 17 de Março de 2020

Prefeitura de Agudos publica Decreto com ações de prevenção ao coronavírus

Entre as ações, Decreto prevê servidores com mais de 60 anos trabalhando em casa

Prefeitura de Agudos publica Decreto com ações de prevenção ao coronavírus

A Prefeitura de Agudos publicou nesta terça-feira, dia 17 de março, Decreto do prefeito Altair Francisco Silva prevendo medidas destinadas ao enfrentamento ao coronavírus, entre elas, a regulamentação da suspensão das aulas da rede municipal de ensino e do atendimento em creches municipais, além da medida que prevê que servidores municipais com mais de 60 anos passem a trabalhar em casa.

O conteúdo do Decreto tem como base a Declaração de Emergência em Saúde Pública emitida pela Organização Mundial de Saúde, as Portarias 188 e 356 do Ministério da Saúde e a nota conjunta de diversos órgãos representantes de setores diversos da Educação.

Nele, a Prefeitura de Agudos considera a necessidade de evitar aglomerações e por isso cancela, por tempo indeterminado, as aulas das escolas públicas do município, bem como o atendimento das creches a partir do dia 23 de março. A suspensão das aulas tem sido gradual, desde o dia 16 de março, quando as unidades escolares, embora tenham permanecidas abertas, não estão registram a falta caso não haja comparecimento dos alunos, ao mesmo tempo em que orientam e esclarecem a medida de emergência aos pais.

O Decreto publicado no Diário Oficial Eletrônico (https://www.imprensaoficialmunicipal.com.br/agudos ), também suspende, por tempo indeterminado, as concessões de férias e faltas abonadas dos servidores municipais, cujas atividades sejam essenciais à Saúde, assim como prevê a possibilidade de solicitar o retorno às atividades daqueles profissionais que já estiverem em férias. Também ficam suspensas, a partir da publicação, as licenças de aniversário, que poderão ser gozadas em período a ser definido pela Prefeitura posteriormente.

Também suspende o atendimento odontológico na rede municipal de Saúde, com exceção nos casos de atendimento de urgência.

Além dessas medidas, a Prefeitura também passa a aprimorar a higienização dos ônibus que fazem o transporte municipal, aumentando a ventilação interna, segundo as normativas dos órgãos e organizações de Saúde, como OMS e Ministério da Saúde.

O Decreto suspende ainda a realização de eventos que promovam grande aglomeração de pessoas.

Até a tarde desta terça-feira, dia 17, cidades da região centro-oeste paulista, da qual Agudos faz parte, contabilizava 50 casos suspeitos da doença Covid 19, causada pelo coronavírus. Desde o agravamento da crise de saúde pública, o prefeito Altair Francisco criou um Comitê de Ações Preventivas que acompanha e contribui com as ações preventivas efetivadas pela Prefeitura. “Esse é o momento de termos tranquilidade, mas uma atuação redobrada para proteger às pessoas. Estamos agindo para evitar que Agudos sofra com esse problema de saúde pública, que afeta todo o mundo, mas que depende de todos e de cada um de nós para que seja superado o mais rapidamente possível”, destacou o prefeito.