Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 24 de Setembro de 2015

Congresso de Extensão Rural recebe secretário Arnaldo Jardim

Evento começou na última terça-feira em Agudos no Seminário Santo Antonio

Congresso de Extensão Rural recebe secretário Arnaldo Jardim

Na noite de terça-feira, 22, dezenas de pessoas se reuniram no Seminário Santo Antonio, em Agudos, para a abertura oficial do I Congresso Paulista de Extensão Rural. O evento que é uma iniciativa da Apaer (Associação Paulista de Extensão Rural), termina nesta quinta-feira, 24, e discute "O Papel das Redes na Política de Extensão Rural", além de apoio ao pequeno produtor e à agricultura familiar. A cerimônia de abertura contou com a participação do Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim.

O congresso abriu mesas de discussão de diversos temas, como sustentabilidade, sucessão na agricultura familiar, transição agroecológica, organização rural e políticas públicas para agricultura familiar. Participaram do congresso representantes de movimentos sociais, produtores rurais, associações voltadas à agricultura, além de profissionais da Secretaria de Agricultura e universitários.

O secretário Arnaldo Jardim agradeceu a acolhida na cidade de Agudos e positivou as discussões que foram abordadas no congresso. "Agudos é uma cidade muito boa de se vir, inspiradora. O que ocorre neste congresso é uma iniciativa de uma entidade, a Apaer, que reúne os profissionais que trabalham neste tema. A extensão Rural é um desafio para fazer com que a informação, as novas técnicas e o preparo, cheguem ao nosso produtor rural. Eu vim aqui na condição de secretário, participar deste evento porque é muito importante, valorizar este nosso profissional que traz essa informação, que prepara e orienta o nosso produtor, a produzir com mais qualidade e aumentar a sua produtividade", explicou.

O prefeito Everton Octaviani, participou da abertura e discursou aos presentes. "É uma alegria muito grande receber em Agudos este encontro. Nós sabemos a importância que tem a extensão no desenvolvimento rural, na produtividade dos que atuam neste setor e da importância que o setor agrícola tem no desenvolvimento do nosso país. Quando temos uma oportunidade de participar de um evento tão grande como esse, com pessoas que tem experiência no assunto, é sempre muito gratificante. Este momento é fundamental, porque é a oportunidade de um debate qualificado e tenho certeza que após este congresso, muitas adequações e inovações serão levantadas", disse.