Saúde - Sexta-feira, 17 de Janeiro de 2020

Saúde de Agudos recebe primeiros lotes da vacina Pentavalente

Medicamento estava em falta devido à suspensão da distribuição pelo Ministério da Saúde no ano passado

Saúde de Agudos recebe primeiros lotes da vacina Pentavalente

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Agudos voltou a receber esta semana lotes da vacina Pentavalente, que esteve em falta em todo país no ano passado e é destinada para a imunização de bebês com 2, 4 e 6 meses de vida.

De acordo com o Setor de Imunização do município, a vacinação será feita em horário normal de atendimento, uma vez que a quantidade recebida não supre a falta gerada desde o desabastecimento do ano passado e o Ministério da Saúde só deve regularizar o fornecimento da vacina até o mês de março.

As doses iniciais foram recebidas no Posto de Saúde II (Central), mas estão sendo distribuídas para as unidades de saúde que contam com Sala de Vacina. As crianças que estão com doses em atraso devem ser levadas pelos pais até as unidades mais próximas de sua residência para serem vacinadas. É preciso levar a caderneta de vacinação para atualizar das doses recebidas.

A Pentavalente protege contra cinco doenças: difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria Haemophilus influenza tipo B (responsável por infecções no nariz e na garganta). Aplicada aos 2, 4 e 6 meses de vida, imuniza os bebês contra essas enfermidades.

No último semestre de 2019, devido a problemas com fornecedores, o Ministério da Saúde deixou de distribuir as vacinas em todo país, depois que lotes do laboratório pré-qualificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para fornecer o medicamento foram reprovados no teste de qualidade do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde.