Saúde - Sexta-feira, 10 de Janeiro de 2020

Esclarecimento da Prefeitura de Agudos sobre o funcionamento do tomógrafo

Prefeitura esclarece sobre o funcionamento do tomógrafo

Esclarecimento da Prefeitura de Agudos  sobre o funcionamento do tomógrafo

Sobre o funcionamento do tomógrafo na Unidade de Pronto Atendimento, a Prefeitura de Agudos esclarece que a retirada do equipamento do local seguiu orientação do Ministério da Saúde, durante a vistoria técnica feita pelo órgão no mês de dezembro.

A vistoria foi realizada, após a Prefeitura de Agudos requerer junto ao ministério a habilitação da UPA, processo convencional e pelo qual, quando aprovado, a unidade passa a receber recursos financeiros maiores do Governo Federal, resultando em melhoria do atendimento prestado à população.

Porém, para emitir a qualificação da UPA de Agudos, o Ministério da Saúde apontou que o tomógrafo, por suas características técnicas, não faz parte do serviço de Urgência e Emergência oferecido na unidade e, que por isso, deveria ser retirado do local, uma vez que o exame realizado pelo equipamento só deve ser feito em estabelecimentos de saúde de alta complexidade.

Entendendo que o pleno funcionamento da UPA é de grande importância para que o melhor atendimento em Saúde continue sendo oferecido à população de Agudos, a Prefeitura, em concordância com a empresa gestora da UPA, seguiu a orientação do Ministério, porém, trabalha para instalar o equipamento em local totalmente adequado, garantindo assim que a população continue contando com esse importante recurso de diagnóstico.