Agudos, Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2019 Telefone (14) 3262-8500

Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 22 de Outubro de 2019

Agudos já conta com Central de Resíduos da Construção Civil e moradores podem fazer destinação correta de materiais

Já está em funcionamento em Agudos a Central de Resíduos da Construção Civil, serviço oferecido pela Prefeitura Municipal com objetivo de gerenciar os resíduos, de forma adequada, de acordo com o que determina a legislação ambiental, reduzindo o impacto ao meio ambiente, através do processamento do material e posterior destinação para a recuperação de estradas rurais.

Para operar o serviço, uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente participou, na última semana, do Seminário Regional de Resíduos da Construção e Demolição, em Bauru, com objetivo de atualizar as informações e orientações sobre a gestão dos resíduos, com capacitação para operar o triturador de material.

Durante o seminário, foram tratados os problemas enfrentados pelos municípios com o descarte incorreto do entulho pela população e o reflexo do trabalho de limpeza para o orçamento municipal, causado pelos gastos com a remoção de pontos clandestinos e irregulares de entulho. Durante o evento, cidades da região que possuem projetos bem-sucedidos já implantados também puderam expor suas experiências.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Leandro Correa, com a instalação da Central de Resíduos, Agudos irá triturar até 100 toneladas por hora de material, destinando o resíduo já triturado para a recuperação de estradas, revertendo de forma benéfica o entulho que antes iria agredir o meio ambiente, com significativa economia para o município e ganho em qualidade de locomoção para os moradores e proprietários da área rural.

Para operar o equipamento em Agudos, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente integra o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (CIVAP), e já possui autorização da Cetesb para funcionamento da usina de reciclagem do material da construção civil.

Os moradores que tiverem restos de construção civil em quantidade de até 2 metros cúbicos podem levar o material diretamente na Central de Resíduos, que fica na rua Youssef Boulos Ayub, no Distrito Industrial, em Agudos. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e aos sábados, das 8h às 11h.