Saúde - Segunda-feira, 21 de Outubro de 2019

Inaugurado Centro de Fisioterapia e Reabilitação da Prefeitura de Agudos

O Centro está instalado em parte do Hospital de Agudos, onde funcionava o antigo Pronto Socorro

Inaugurado Centro de Fisioterapia e Reabilitação da Prefeitura de Agudos

Na manhã desta segunda-feira, dia 21 de outubro, foi inaugurado, em Agudos, o Centro Municipal de Fisioterapia e Reabilitação Yara José Delazari Mainini, na presença do prefeito, Altair Francisco Silva, secretários municipais, vereadores, assessores, membros da diretoria do Hospital de Agudos e familiares da homenageada. O evento contou ainda com a presença da vereadora de Bauru, Maria Helena Catini, e do deputado federal, Rodrigo Agostinho.

O vereador Kukão, filho de Yara, e sua avó, durante a cerimônia de homenagens

As adequações e reforma da parte do prédio do Hospital de Agudos, onde funcionava o antigo Pronto Socorro e agora está instalado o centro, foram custeadas com recursos destinados pelo deputado federal Herculano Passos, por meio de emenda parlamentar liberada no ano passado, depois de um pedido da vereadora Maria Antônia da Silva, a Tata.

O coordenador do Centro, o fisioterapeuta Ricardo Parente foi o primeiro a falar sobre a importância do novo serviço.  Ele mencionou que todos os postos de saúde de Agudos contam com serviço de fisioterapia, algo raro em todo país, segundo ele. “Mas, hoje ganhamos mais, ganhamos um serviço de referência, graças a um projeto que foi encampado pela equipe e a população vai ganhar muito com isso. E quanto a dona Yara, a homenagem é justíssima, por que ela estava aqui todos os dias para ajudar as pessoas sem ganhar nada por isso”.

O prefito Altair e o esposo da homenageada, Antonio Roberto Mainini

A homenagem que deu o nome ao Centro da mãe do vereador Ederson Roberto Mainini, o Kucão, foi uma sugestão da vereadora Tata, que era amiga de Yara, uma personalidade no meio político de Agudos, e que mantinha um forte trabalho social ligado à Saúde.  A vereadora lembrou que a determinação do prefeito Altair de criar o centro, vai trazer benefícios para a população. Tata se emocionou ao lembrar a amizade com a homenageada. “Ela era mais que uma mãe para mim. Tinha coisas que eu só falava com ela. Ela merece a homenagem, por que o hospital era a vida dela, era muito solidária e queria apenas ajudar as pessoas”, afirmou.

Maria Helena Catini também comemorou a homenagem. “Quando fui convidada para o evento, meu coração palpitou de alegria. Em Agudos, temos a imagem da Yara gravada em nossa mente, como uma mulher forte e lutadora. Ela construiu uma família maravilhosa, com todas as dificuldades, e hoje sua família é de vencedores. Hoje se fez justiça com essa homenagem”.

O provedor do Hospital, Miguel Simões, o prefeito Altair e o deputado federal, Rodrigo Agostinho

O presidente da Câmara, Omar Omero Cunha destacou a imagem de Yara como sendo uma pessoa que marcou a vida das pessoas mais simples da cidade, por sua atuação voluntária junto aos pacientes que aguardavam na fila de espera por atendimento.

Uma amiga de Yara, Vera Casagrande, leu um texto escrito especialmente para homenageá-la.

Já seu esposo, Antônio Roberto Mainini, relembrou emocionado que a esposa era dedicada a ajudar as pessoas, sem esperar qualquer tipo de retorno com suas ações. “Hoje ela se faz presente, não fisicamente, mas com a homenagem perene. Ela tinha suas convicções de vida, de família e de política, e nessas convicções ela era irredutível e lutou muito por isso. Ela procurou de maneira simples, sem estardalhaço ajudar e ser útil à comunidade e aqueles que a ela procuravam. Por isso agradeço a todos pela homenagem”.

O prefeito Altair Francisco destacou todo o esforço que resultou na criação do novo serviço especializado, vai atender quem mais precisa, por isso agradeceu a todos os envolvidos. O prefeito lembrou que, embora os postos de saúde ofereçam serviço de fisioterapia, tinham limitações que agora em novo espaço e com novos equipamentos o atendimento será ainda melhor.  Altair também comentou a importância da atuação da homenageada em prol das pessoas carentes. “Quem é do mundo político sabe o quanto ela lutou. Ela é uma pessoa que marcou muito a todos nós”.