Saúde - Sexta-feira, 04 de Outubro de 2019

Agudos participa da Campanha Nacional Contra o Sarampo

Campanha de vacinação de crianças vai de 7 a 25 de outubro

Agudos participa da Campanha Nacional Contra o Sarampo

A partir da próxima segunda-feira, dia 7 de outubro, Agudos participa da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo, promovida pelo Ministério da Saúde. De acordo com o Ministério, a campanha é seletiva e será realizada em duas etapas.

Até o dia 25 de outubro, serão vacinadas todas as crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos que não tenham recebido as duas doses da vacina.  Para isso, os pais ou responsáveis devem procurar uma sala de vacinação do Posto de Saúde mais próximo de sua casa levando a Caderneta de Vacinação.

Nesse período, acontece o Dia D Contra o Sarampo em Agudos, em 19 de outubro, quando haverá uma intensificação para identificar os casos de crianças que não estejam em dia com o calendário de vacinas.

Dentro da programação do Governo Federal, no mês de novembro, acontece a segunda etapa da campanha. Entre os dias 18 e 30 de novembro será realizada a vacinação de adultos jovens não vacinados na faixa etária de 20 a 29 anos de idade. Nesta etapa, o Dia D de mobilização será no sábado, 30 de novembro.

A vacina é a única forma de prevenção do sarampo e todas as crianças devem ter duas doses da tríplice viral, que protege contra o vírus do sarampo, caxumba e rubéola.

“Convocamos todos os pais e responsáveis a comparecer na sala de vacina mais próxima de sua residência para avaliação da caderneta de vacinação”, ressaltou o prefeito Altair Francisco Silva.