Saúde - Terça-feira, 08 de Setembro de 2015

Caps de Agudos faz orientação e adere campanha "Setembro Amarelo"

Campanhas de prevenção estão sendo desenvolvidas no centro, tirinhas amarelas serão distribuídas para chamar a atenção do público para o problema

Caps de Agudos faz orientação e adere campanha

Durante o mês de setembro, a partir de 2015, haverá um movimento de conscientização da população sobre a realidade do suicídio. A Associação Internacional pela Prevenção do Suicídio (IASP), lançou  a campanha "Setembro Amarelo", que funciona como o "Outubro Rosa", por exemplo, e discute a importância da conscientização e prevenção do suicídio. O dia 10 de setembro é o dia mundial da prevenção. Conversar sobre o tema, identificar os sinais de risco e oferecer ajuda são as melhores formas de enfrentar o problema.

Segundo o Centro de Valorização da Vida (CVV), a cada suicídio de seis a dez outras pessoas são diretamente impactadas. O suicídio é considerado um problema de saúde pública, já que um brasileiro morre deste mal a cada 45 minutos. No mundo, o número cresce para, 1 caso a cada 45 segundos.

Em Agudos, um dos locais de referência e acompanhamento é o Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS), que conta com profissionais qualificados para os cuidados da saúde mental. O psiquiatra do Caps, doutor Fabrício Bertoli Gimenez, explica que pessoas com tendência suicida, geralmente acreditam que não possuem mais nenhuma chance diante de seus dilemas. "O maior problema do mundo é o nosso próprio problema. Não conseguimos medir qual é o maior ou o menor problema, apenas quem esta vivendo aquela situação sabe o quanto se sente desestabilizado", diz.

Ele explica ainda que não existe como identificar qual problema é mais grave. "Por isso, a comparação entre problemas não deve ser feita. Cada indivíduo tem o seu próprio limite, cada um tem sua personalidade, cada um sabe onde é seu ponto fraco. Problemas de saúde podem aumentar a chance de uma pessoa cometer o suicídio, como o abuso de álcool, depressão, entre outros”, revela.

O que sabe-se, é que o suicídio tornou-se um problema de saúde pública e precisa ser encarado de frente, com políticas públicas voltadas ao tratamento da saúde mental. Para ilustrar o "Setembro Amarelo", o Caps de Agudos, neste mês, está distribuindo tirinhas amarelas como forma de conscientização sobre a prevenção do suicídio.

De acordo com o doutor Gimenez, o tratamento psiquiátrico ou psicológico resolve. O paciente pode e deve conversar, expor seus sentimentos e buscar ajuda. “O tratamento especializado diminuiu consideravelmente o índice de suicídio. Existem tratamentos diferentes para cada tipo de pessoa, para cada problema há de existir uma solução, se não conseguimos resolver nossos problemas naquele momento, que tenhamos, pelo menos, a calma e serenidade para esperar passar”, diz.

Caso ache necessário, procure o CAPS, sempre haverá um profissional dedicado e qualificado para atendê-lo. O endereço é rua Sebastião Padilha, 60, no Jardim Santa Angelina. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3261-2553.