Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Agudos, Sexta-feira, 15 de Novembro de 2019Início / Fale com a Prefeitura
Buscar
Saúde

Saúde - Segunda-feira, 09 de Setembro de 2019

CAPS de Agudos entregará flores para marcar Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio


CAPS de Agudos entregará flores para marcar Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

O CAPS 1 (Centro de Atenção Psicossocial), da Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Agudos promove nesta terça-feira, dia 10 de setembro, uma ação para marcar o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Serão entregues flores amarelas como alusão ao Setembro Amarelo, mês em que é promovida a campanha de prevenção ao suicídio pelo Centro de Valorização da Vida (CVV).

A entrega das flores e panfletos será realizada durante pedágio, no semáforo da rua 7 de Setembro, esquina da Praça Tiradentes, das 9h às 14h. Serão entregues 250 rosas no período da manhã e 250 no período da tarde.

Este é o quarto ano em que a equipe do CAPS promove ações alusivas ao tema. Além da entrega de flores no dia 10, também será realizada "Roda de Conversa" sobre suicídio, com funcionários do CAPS 1, no dia 27 de setembro.

Segundo a equipe do CAPS, apesar das principais ações serem realizadas em setembro, durante todo ano os profissionais fazem palestras sobre a prevenção do suicídio.

O CAPS fica na rua José Salmen, 236. Informações pelo telefone: (14) 3261 0507.

 

 

 

Segunda causa de morte entre jovens

Segundo o recente relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado nesta segunda-feira, dia 9 de setembro, o suicídio é a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no mundo, atrás apenas de acidentes de trânsito. E a cada 40 segundos uma pessoa se suicida, sendo que 79% dos casos se concentram em países de baixa e média renda.

 

Entre os jovens de 15 a 19 anos, o suicídio aparece como segunda causa de mortes entre as meninas, após as complicações na gravidez, e a terceira entre meninos, depois de acidentes de trânsito e violência.

A OMS estima que cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio por ano - os números do relatório são referentes a 2016. No Brasil, foram registrados 13.467 casos, a grande maioria (10.203) entre homens, segundo a entidade.

 

Prevenção

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 9 em cada 10 mortes por suicídio podem ser evitadas e a prevenção é fundamental. O assunto ainda é considerado tabu, e é fundamental que em momentos difíceis as pessoas consigam pedir ajuda para familiares, amigos ou um médico.

 

Setembro Amarelo

Este mês, o Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza a campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. O CVV reúne 3 mil voluntários, que atendem gratuitamente por telefone, chat ou pessoalmente. Quem precisa de ajuda pode ligar para o 188 a qualquer hora do dia ou da noite.

FacebookTwitterWhatsApp

voltar para a listagem de notícias...

Cejusc
CEJUSC
Prefeitura Municipal de Agudos - Diga o que quiser
Diga o que quiser
DIGA O QUE QUISER
Prefeitura Municipal de Agudos - Diga o que quiser
Ação Legal
AÇÃO LEGAL
Prefeitura Municipal de Agudos - Ação Legal
Guia da Cidade
GUIA DA CIDADE
Prefeitura Municipal de Agudos - Guia da Cidade
Telefones públicos
TELEFONES PÚBLICOS
PREFEITURA MUNICIPAL
  • (14) 3262-8500
CENTRO DE SAÚDE
  • (14) 3262-8700
ASSISTÊNCIA SOCIAL
  • (14) 3261-4070

ver todos os telefones...

Praça Tiradentes, nº 650, Centro.
Agudos / SP - CEP 17120-000
Agudos

Praça Tiradentes, nº 650, Centro.
Agudos / SP - CEP 17120-000

King Page - Fábrica de Software
King Page - Fábrica de Software