Saúde - Terça-feira, 27 de Agosto de 2019

Hospital de Agudos dá início ao uso de moderno equipamento adquirido com repasse da Prefeitura

O arco cirúrgico é um equipamento de raio-X que produz imagens digitais em tempo real, usado em diversas cirurgias

O prefeito Altair Francisco Silva participou na manhã desta terça-feira, dia 27, da entrega oficial do equipamento, Arco Cirúrgico, no Hospital de Agudos. Integrantes da diretoria do hospital, o provedor Miguel Simões, o presidente da Câmara, Omar Omero Cunha e alguns vereadores participaram da cerimônia.

O arco cirúrgico é um equipamento de raio-X que produz imagens digitais em tempo real. É normalmente utilizado em cirurgias como urologia, ortopedia, vasculares, implantes de marca passos, entre outros procedimentos.

O arco cirúrgico e outros equipamentos, além de insumos, foram adquiridos pelo hospital com recursos de cerca de R$ 500 mil, destinados pela Prefeitura de Agudos, por determinação do prefeito Altair, depois que a Câmara, sob a presidência do vereador Glauco Luiz Costa Ton, devolveu parte dos repasses recebidos em 2017.

De acordo com a diretora do hospital, Cleise Mei de Souza, uma cirurgia que demorava cerca de três horas, devido à necessidade de acompanhamento dos médicos, por meio de imagens feitas com Raio X portátil, que tinham que ser reveladas em outro local e trazidas de volta à sala de cirurgia, com o arco cirúrgico não deve demorar mais que 40 minutos. “O médico faz o procedimento, enquanto olha nos monitores e vê a imagem que precisa em tempo real. Diminuindo o tempo de cirurgia, diminuiu muito o tempo de anestesia, que é um problema sério principalmente em mais idosos. É um ganho muito grande em vários procedimentos, de várias especialidades”, declara a diretora.

O provedor do hospital, Miguel Simões, agradeceu ao prefeito Altair pelo empenho em ajudar a entidade. “Hoje, com apoio do prefeito Altair, o hospital está redondinho, está tudo andando da maneira certa. Temos que agradecer muito, e continuar trabalhando juntos”, disse.

O prefeito Altair reforçou o empenho de sua administração para que o Hospital de Agudos atenda cada vez melhor a população, e como demonstração disso mencionou a rapidez com que cirurgias estão sendo realizadas em Agudos, desde que a Prefeitura fez a parceria com a entidade, através do Programa Municipal denominado “Operação Alívio”. Altair também ressaltou que o objetivo agora é conseguir a instalação de uma Unidade de Terapia Intensiva em Agudos. “Da mesma forma que conseguimos esse equipamento importante para o hospital, este ano, se Deus quiser, vamos destinar recursos para o hospital investir na aquisição dos primeiros leitos de UTI na cidade de Agudos. Estamos trabalhando com muita responsabilidade para cumprir os compromissos que assumimos com nossa população”, afirmou o prefeito.

Participaram da cerimônia, o ex-provedor do hospital, Danilo Bacelar; o advogado Marco Monchelato, e o segundo tesoureiro da Associação do Hospital de Agudos, Carlos Leuzete Filho, e ainda os vereadores Maria Antônia da Silva, Luciano Durães, Ana Maria Costa Caputi, Carlos Alberto Alves e Glauco Luiz Costa Ton.