Agudos, Quinta-feira, 23 de Janeiro de 2020 Telefone (14) 3262-8500

Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 24 de Julho de 2019

Agudos adere a Consórcio que garante beneficiamento de resíduos sólidos e atendimento a animais silvestres

A Prefeitura de Agudos formalizou convênio com o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema e passa a participar do Programa de Beneficiamento de Resíduos da Construção Civil e de Proteção da Fauna Silvestre (Proben – RCC).

Pela parceria, Agudos vai receber o equipamento que transforma entulho em material de compactação para estradas rurais e passa a ser atendido pela Associação Protetora dos Animais Silvestres de Assis (APASS), no socorro e cuidados de animais silvestres envolvidos em acidentes na região.

Pelo convênio, assinado pelo prefeito Altair Francisco Silva, o triturador estará em Agudos a partir de agosto. O equipamento tem capacidade para beneficiar 100 toneladas por hora do material restante da construção civil.

Cada um dos 34 municípios que compõem o consórcio recebe o equipamento de acordo com o material acumulado. O equipamento permanece nas cidades enquanto houver entulho a ser processado.

Com o uso desse material, haverá um importante ganho na recuperação e manutenção das estradas rurais do município, segundo destacou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Leandro Correa, o que irá melhorar substancialmente o trânsito de moradores e o escoamento da produção rural.

Animais salvos

No mesmo dia, o prefeito Altair formalizou a parceria com a o Programa de Manejo de Animais Silvestres da APASS, possibilitando pela primeira vez que animais silvestres vítimas de acidentes ou maus tratos sejam atendidos pelos profissionais e estrutura da entidade.

“Apesar de haver uma obrigação legal, a parceria foi fechada devido à preocupação da Prefeitura de Agudos em cuidar do meio ambiente como um todo, o que inclui os animais silvestres. Na região de Agudos existe um número grande de onças pardas, por exemplo, que podem se envolver em acidentes, então com a parceria com a APASS, teremos a tranquilidade em saber que seremos atendidos, por uma entidade que realmente cuida dos animais, que tem amor pelos animais”, destacou o prefeito Altair.

Os animais encaminhados para a Associação Protetora são aqueles encontrados feridos, por acidentes ou queimadas, ou ainda apreendidos em situação de maus tratos pela Polícia Ambiental.

O presidente da APASS, Aguinaldo Marinho de Godoy, ressaltou a importância da iniciativa da Prefeitura de Agudos, em realizar o convênio com a entidade, como sendo uma importante demonstração da preocupação do município, com o Meio Ambiente.

“Não é qualquer município que demonstra a preocupação que o prefeito Altair demonstrou, dando exemplo e puxando a fila de municípios que têm a preocupação ambiental, uma vez que não são apenas os animais, mas uma cadeia evolutiva que depende deles. Hoje, os animais que vivem próximo de Agudos passam a ter uma assistência ágil, rápida e que dá resposta, dando o suporte para a devolução desses animais à natureza. Queremos enaltecer essa iniciativa do município, com essa preocupação do prefeito”.

Marinho lembrou ainda que todos os animais que chegam até a entidade são tratados e medicados para posterior soltura.

“Agradecemos à Prefeitura de Agudos pela parceria espetacular, é um embrião que começa na nossa região, mas que tem se espalhado por outras regiões do pais, e até fora do Brasil, em países que têm buscado a ideia dessa parceria através de consórcios entre instituições. São essas parcerias que garantem o bom funcionamento, equipe técnica, competência e principalmente uma assistência rápida no atendimento e na soltura dos animais que estão ameaçados”, completou o presidente da Associação.