Serviços Urbanos - Sexta-feira, 05 de Julho de 2019

Prefeitura de Agudos faz mudanças na coleta de lixo para melhorar serviço e valorizar servidor

Coleta em dias alternados começa na segunda-feira, dia 8

A partir da próxima segunda-feira, dia 8 de julho, a Prefeitura de Agudos vai implantar um novo sistema de coleta de lixo na cidade, com objetivo de aprimorar o serviço e proporcionar mais agilidade e melhores condições de trabalho aos coletores. Para isso, o prefeito Altair Francisco Silva se reuniu com as equipes que fazem o serviço diário e que sabem quais os anseios de mudanças da população.

A partir das reuniões com os servidores que trabalham nos serviços de recolhimento de lixo, ficou decidido que a cidade deveria ser dividida em oito setores e que cada setor passaria a ter a coleta em dias alternados. Definiu-se então que quatro setores terão coleta às segundas, quartas e sextas, e outros quatro setores terão coleta às terças, quintas e sábados. Apenas o Centro de Agudos, onde se concentra a região comercial, continuará com a coleta diária.

Com o serviço setorizado, será possível fazer a coleta de casa em casa, não sendo mais necessário aglomerar os sacos e sacolas de lixo nas esquinas das ruas, pois, o coletor terá mais tempo de recolher o que for depositado. Com isso, a cidade passa a ficar mais limpa, pois o novo sistema de recolhimento em frente de cada casa, vai evitar que o lixo fique espalhado nas ruas.

A mudança, segundo explicou o prefeito Altair, irá promover uma economia nos cofres públicos, melhores condições de trabalho para os servidores e ainda tornar o serviço mais eficiente.

“Nós buscamos aprimorar um dos serviços primordiais realizados pela Prefeitura e que precisa ser valorizado. Com as mudanças, os caminhões da Prefeitura percorrerão menores distâncias durante a semana, reduzindo o gasto com combustível e diminuindo os desgastes dos caminhões. Além disso, os servidores irão andar menos, já que hoje percorrem cerca de 22 quilômetros diários, e o morador vai ter a tranquilidade de colocar o lixo em frente de sua casa, nos dias em que a coleta for feita, com a certeza de que será recolhido de forma adequada”, explicou Altair.

O prefeito lembrou ainda que a mudança foi possível após a redução na quantidade de lixo orgânico coletado, após o aumento da coleta de materiais recicláveis, ocorrido depois das ações implantadas pela Prefeitura.

Setores A      -  Recolhimento nas segundas, quartas e sextas-feiras

Em todos os setores identificados como A, a coleta será feita às segundas, quartas e sextas.  No Setor I-A, estão os bairros Vila Avato, Parque São Miguel, Jardim Vienense, Jardim Danúbio, Residencial Vale dos Pinheiros e CDHU.

No Setor II-A estão Jardim Cruzeiro e Jardim Santa Angelina.

No Setor III-A estão Jardim Maria Luiza, Jardim Santa Cândida, Vila Professor Simões e Jardim Sormani.

Os bairros Núcleo Mário Campesato, Parque Pampulha e Jardim Europa estão no Setor IV-A

Setores B - Recolhimento nas terças, quintas e sábados

Nos setores identificados como B, a coleta será feita às terça, quintas e sábados.

Fazem parte do Setor I-B Vila São Faustino, Jardim Santa Cecília, Jardim Santa Terezinha, Vila Andreotti, Vila Santa Cecília e Jardim Odila Sormani.

Do Setor II-B fazem parte os bairros Jardim Márcia I e II, Vila Honorina, Jardim Santo Antônio, Jardim Canaã, Parque Esmeralda, Residencial e Comercial Sant’anna e Vila Malvina.

Os bairros Professor Simões, Parque Santo Antônio, Jardim Bela Vista e Jardim São Vicente I e II estão no Setor III-B.

E finalmente, no Setor IV-B estão Núcleo Habitacional Dr. João Ferreira da Silveira, Centenário Park, Residencial Bem Viver, Jardim Europa e Jardim Nilce.

Centro

A coleta será diária, a partir do novo sistema de recolhimento do lixo, apenas no Centro da cidade, na área que compreende o quadrante entre as ruas Antônio Condi, 7 de Setembro, 13 de Maio e 15 de Novembro, no trecho entre a rua Cleophano Pitaguari e Avenida Sargento Andiras, e suas travessas.

Chácaras

A coleta de lixo na região das chácaras City, Califórnia e Meu Cantinho não terá alteração, permanecendo os mesmos dias da semana, segunda-feira e sábado, e o mesmo horário na parte da manhã.