Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 18 de Agosto de 2015

Everton assina parceria regional para fazer descarte correto de pilhas

Projeto envolve cidades da região e visa incentivar o descarte correto de pilhas e baterias; encontro em Macatuba reuniu prefeitos

Everton assina parceria regional para fazer descarte correto de pilhas

O prefeito de Agudos Everton Octaviani,  participou de um encontro na manhã de sexta-feira, 14, em Macatuba, para assinar o projeto "Quando Acaba a Pilha", desenvolvido em parceria com prefeituras da região. A reunião aconteceu no prédio da Prefeitura Municipal de Macatuba e contou com a participação dos prefeitos Tarcísio Mateus Abel (Macatuba), Manoel Frias Filho (Borebi), Daniel Pereira de Camargo (Pederneiras) e Isabel Cristina Campanari Lorenzetti (Lençóis Paulista), além do prefeito Everton.

No encontro, os municípios assinaram um "tratado", de incentivo ao descarte correto de pilhas e baterias, além de a firmarem a propostas e ações de conscientização sobre o descarte correto deste tipo de material.

O prefeito Everton Octaviani elogiou a iniciativa. "É um momento em que os prefeitos da região se reúnem para 'abraçar' a causa d ambiental. Conscientizar a população sobre o descarte correto dos materiais que agridem o meio ambiente é a melhor forma de prevenir problemas no solo e em nossos lençóis freáticos", disse Everton.

Descartando pilhas e baterias

As pilhas e baterias de uso doméstico apresentam um grande perigo quando descartadas incorretamente. Na composição dessas pilhas são encontrados metais pesados como: cádmio, chumbo, mercúrio, que são extremamente perigosos à saúde humana. Dentre os males provocados pela contaminação com metais pesados está o câncer e mutações genéticas.

Só para esclarecer, as pilhas e baterias em funcionamento não oferecem riscos, uma vez que o perigo está contido no interior delas. O problema é quando elas são descartadas e passam por deformações na cápsula que as envolvem: amassam, estouram, e deixam vazar o líquido tóxico de seus interiores. Esse líquido se acumula na natureza, ele representa o lixo não biodegradável, ou seja, não é consumido com o passar dos anos. A contaminação envolve o solo e lençóis freáticos prejudicando a agricultura e a hidrografia. Justamente por serem biocumulativas é que surgiu a necessidade do descarte correto de pilhas e baterias usadas.

Em Agudos, uma séria de ações serão desenvolvidas pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, inclusive envolvendo escolas da rede municipal, estadual e particular. Pontos de coleta de pilhas também foram alocados em setores da Prefeitura de Agudos para recolher o material.