Saúde - Terça-feira, 09 de Abril de 2019

Campanha Contra Gripe começa nesta quarta-feira para público alvo

Começa nesta quarta-feira, dia 10 de abril, e vai até o dia 31 de maio a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, que terá em 4 de maio o Dia D. O objetivo da campanha é reduzir as internações, as complicações e as mortes decorrentes das infecções causadas pelo vírus Influenza.

A meta da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Agudos é vacinar 90% do público alvo, de uma população estimada de 14.468 pessoas.

Para evitar filas, a Secretaria definiu um cronograma de vacinação para cada público alvo da campanha.

Assim, as crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, gestantes e mulheres em pós-parto serão vacinadas entre 10 e 18 de abril; os trabalhadores da Saúde, entre 22 e 26 de abril e pessoas com 60 anos ou mais serão vacinados entre os dias 29 de abril e 3 de maio.

Pelo cronograma, no Dia D Contra a Gripe, todos os grupos serão vacinados, e o cronograma segue com os portadores de doenças crônicas, que serão vacinados de 6 a 10 de maio; os professores, entre 13 e 15 de maio e os demais integrantes do grupo (pessoas privadas de liberdade e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas, além de funcionários do sistema prisional), serão imunizados entre 20 e 31 de maio. A população indígena será vacinada durante todo o período da campanha.

Pessoas acamadas deverão receber a vacinação em domicílio, porém o responsável deverá procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência para fazer a solicitação.

A composição da vacina é determinada pela Organização Mundial da Saúde. Ela não contém vírus vivo e, portanto, não causa a doença. Pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas ou medicamentos, não agrava os sintomas de pacientes portadores de doenças crônicas, é segura e gratuita.

A vacinação só deve ser adiada em casos de doenças agudas febris, alergia a ovo e manifestações alérgicas graves. Doadores de sangue deverão aguardar 48 horas após serem imunizados para fazerem doação.