Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 13 de Março de 2019

Prefeitura promove capacitação de catadores de recicláveis do Projeto Agudos Sustentável

A Prefeitura de Agudos promove no próximo dia 14 de março o curso de capacitação, oferecido a catadores de materiais recicláveis, como parte do Projeto Agudos Sustentável desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e que reúne ações sociais, de educação ambiental, saúde e meio ambiente, com destaque para a promoção social dos catadores.

A capacitação gratuita será realizada na sede do Sebrae, nesta quinta-feira, dia 14, a partir das 13h30. O tema é “Como controlar seu dinheiro e formalização do MEI”.

O projeto foi lançado pelo Secretário Leandro Corrêa no final de janeiro deste ano, em uma reunião que contou com a adesão e o cadastro dos catadores. A proposta pretende formalizar e profissionalizar o trabalho, como forma de promover a importância ambiental da coleta seletiva junto à população, ao mesmo tempo em que profissionaliza a atividade.

Segundo o secretário, o projeto foi dividido em etapas, depois da identificação e cadastro dos coletores, o segundo passo é a capacitação e treinamento para que possam usar o carrinho de mão que será cedido pela prefeitura. O equipamento foi projetado de forma ergonômica para minimizar o esforço físico dos trabalhadores, de acordo com Leandro, durante a coleta de casa em casa, que passará a ser realizada no município pela primeira vez.

“O projeto tem vertente social, ambiental, profissionalizante, de educação e saúde pública. Queremos contribuir para que o trabalho dos catadores seja mais rentável e menos desgastante. Para isso, vamos oferecer treinamento e capacitação para que saiam da informalidade e se profissionalizem, possam agilizar a comercialização do material junto às empresas que fazem a compra, reduzindo o tempo que esse material fica estocado e, assim, gerar mais renda às famílias”, disse Leandro.

Pelo viés social do projeto, a prefeitura será o elo entre os trabalhadores, as empresas que comercializam o material recolhido e a população, disseminando e conscientizando sobre a importância da separação e destinação correta do material reciclável.

A educação ambiental nas escolas é vertente fundamental do Projeto Agudos Sustentável, pela possibilidade de proporcionar que os alunos transmitam a importância da separação do lixo comum do material reciclável em suas casas. Para isso, estão previstas palestras e outros eventos na rede escolar.

Na saúde, a Prefeitura busca reduzir o tempo de depósito do material reciclável, aproximando os catadores e as empresas que atendam melhor aos critérios do Programa Municipal de Coleta Seletiva. Com isso, a comercialização será mais rápida, evitará a proliferação de insetos e animais peçonhentos nos locais de depósito.

Pelo meio ambiente, a contribuição direta será a redução da quantidade de lixo destinado ao aterro sanitário, o que aumenta a vida útil do sistema, além de diminuir a dispersão de recicláveis de forma irregular em locais inadequados.

Serviço: O Sebrae fica na Rua 13 de Maio, 231, Centro de Agudos.