.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Segunda à Sexta-feira, das 08:00h às 17:00h.

Saúde - Terça-feira, 26 de Fevereiro de 2019

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Prefeitura cumpre decisão judicial e inicia limpeza de imóvel do Centro de Agudos

Prefeitura cumpre decisão judicial e inicia limpeza de imóvel do Centro de Agudos


Prefeitura cumpre decisão judicial e inicia limpeza de imóvel do Centro de Agudos

A Prefeitura de Agudos deu início na manhã desta segunda-feira, dia 25 de fevereiro, à limpeza de um imóvel do centro da cidade, cumprindo decisão da Justiça. O objetivo é retirar do local material que sirva como potenciais criadouros do mosquito  Aedes aegypti, transmissor da dengue, além de averiguar a existência de focos de outros insetos e animais peçonhentos que gerem riscos à saúde pública. A decisão foi concedida pelo juiz Saulo Mega Soares e Silva. A previsão é que o serviço seja retomado nesta terça-feira e concluído na quarta-feira.

Agentes da Vigilância Sanitária e funcionários da Secretaria de Obras passaram a retirar o material do imóvel, após o proprietário ser devidamente notificado da Ordem Judicial pelos Oficiais de Justiça e autorizar o ingresso e limpeza do local.

Na decisão, o juiz ressalta que o município “... juntou aos autos farta documentação, além das fotos comprovando as condições insalubres favoráveis 'a disseminação de pragas pestilenciais, criadouros de vetores de doenças, contaminação de águas, o que oferece risco à saúde dos moradores vizinhos. O objetivo é evitar a proliferação desses animais e doenças à população”.

Além dos funcionários da Secretaria de Obras e agentes da Vigilância Sanitária, a assistente social Franciele Medeiros Barbosa e a psicóloga Thais de Oliveira Carneiro acompanharam a ação, junto ao proprietário do imóvel.

No começo da tarde, o Corpo de Bombeiros foi acionado, devido ao forte odor que exalava do local. Um equipamento de exaustão deve ser disponibilizado nesta terça-feira, para contribuir com o trabalho da equipe de limpeza.

Até o final desta tarde, cinco caminhões já haviam sido carregados com todo tipo de materiais inservíveis, inclusive lixo doméstico.

Segundo o coordenador do setor de Vigilância Sanitária do município, Joseval de Moraes, a estimativa é que vários outros caminhões tenham que ser usados para retirar a grande quantidade de entulhos, ainda existente dentro do imóvel. O serviço faz parte das ações da Prefeitura de Agudos no combate à dengue.

 

Outras ações

Para combater o avanço da dengue, desde janeiro deste ano a Prefeitura de Agudos, em um trabalho conjunto de várias secretarias e setores, tem promovido diversas ações de orientação, conscientização, limpeza e manutenção da cidade.

A iniciativa culminou com a publicação de um Decreto de Emergência, expedido pelo prefeito Altair Francisco Silva, que prevê multa para os moradores que não limparem quintais e terrenos, além de Ações Judiciais que resguardam o trabalho compulsório feito pela prefeitura.

Uma das primeiras ações, iniciada em janeiro deste ano , o Mutirão de Combate à Dengue, percorreu todos os bairros da cidade, orientando os moradores sobre a importância de manter terrenos e quintais limpos, além de divulgar o cronograma de recolhimento dos materiais que deveriam ser deixados nas calçadas, para serem recolhidos pelo setor de limpeza.

Participaram equipes da Vigilância Sanitária, Controle de Vetores e agentes comunitários de saúde, em um sistema de visitas domiciliares, casa a casa de todos os bairros. O Mutirão de Combate à Dengue começou pela região dos bairros São Vicente I e II, Professor Simões (até o viaduto da Estação Ferroviária), Jardins Bela Vista, Santa Cândida e Maria Luiza, terminando no último dia 18 de fevereiro, nos bairros Santa Cecília, Jardim Eneida, Pavimentação e Centro.

O cronograma completo de recolhimento dos materiais foi disponibilizado no site da prefeitura durante o mutirão. Foram recolhidos materiais inservíveis como garrafas, pneus velhos, latas, móveis velhos, entre outros.

 

Nebulização

Agentes da Secretaria de Saúde realizaram a nebulização com equipamento portátil da própria prefeitura, inicialmente, em pontos estratégicos da cidade e onde os casos de dengue vinham sendo confirmados.

Com o aumento no número de casos, além e ampliar a ação dos agentes locais, a prefeitura solicitou o apoio da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), órgão da Secretaria Estadual de Saúde, para que fizesse a aplicação de inseticida com equipamento maior, afixado em um veículo, para matar o mosquito Aedes aegypti.  A aplicação que começou no dia 13 de fevereiro, será feita até o dia 7 de março, em quatro etapas, nos bairros com maior número de casos confirmados, sempre durante a noite, a partir das 20h, para maior eficiência do produto usado.

A aplicação do inseticida pela máquina acoplada a um veículo, tem como objetivo eliminar os mosquitos adultos que estejam contaminados com o vírus da dengue.

 

Ampliação no atendimento nos postos de saúde

Por outro lado, seguindo orientação do prefeito Altair, a Secretaria de Saúde priorizou o atendimento de pessoas com sintomas de suspeita de dengue, nas Unidades Básicas de Saúde  dos bairros de Agudos.

O objetivo é tornar mais rápido o atendimento dos casos suspeitos da doença, para que as pessoas passem a ser medicadas com maior agilidade.

A medida permanece em vigor e a recomendação é que todas as pessoas que tenham sintomas, procurem atendimento imediato nas unidades de saúde mais próximas de suas casas.

 

Mais limpeza de áreas públicas

Também foram ampliados os serviços de poda e capinação em passeios públicos, canteiros, praças e calçadas, no Centro e em todos os bairros. Segundo o prefeito Altair Francisco Silva, a ampliação dos serviços foi feita de forma estratégica, de acordo os períodos intermitentes de estiagem, para evitar a necessidade de refazer o trabalho. “Temos que manter a cidade limpa, mas de forma a otimizar os recursos, assim esperamos até que a chuva diminuísse um pouco para darmos início à limpeza, que continuará sendo feita de forma permanente em toda a cidade”, afirmou.

No serviço realizado pela Secretaria de Obras e Vias Públicas, além da limpeza de praças, foram feitas pintura de guias e sarjetas, além da poda de árvores e recolhimento de galhos e entulhos.

A Prefeitura Municipal também contratou caminhões e máquinas, para agilizar a limpeza e o recolhimento dos materiais.

 

Treinamento

Em janeiro/2019, os Agentes Comunitários de Saúde participaram de um treinamento com técnicos da Sucen, com o objetivo de aprimorar o trabalho de campo, no combate aos focos do mosquito Aedes aegypti.

Participaram do treinamento os 26 agentes que têm atuado no Mutirão de Combate à Dengue, que vem sendo realizado pela Prefeitura de Agudos, através da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Controle de Vetores e Vigilância Sanitária.  O mutirão também tem a parceria das secretarias de Saúde, Educação, Vias Públicas, Meio Ambiente, Obras e Planejamento.

BOX

Decreto definiu dia 5 de março como limite para limpeza de quintais e terrenos

 

A Prefeitura de Agudos determinou o prazo até o dia 5 de março/2019, para que proprietários de terrenos e áreas particulares de toda cidade façam a limpeza destes locais, sem que sejam multados por isso. Após essa data, o poder público vai se responsabilizar pela limpeza, mas irá multar os proprietários.

Pelo decreto, até a data limite para a limpeza, todos os moradores podem limpar quintais e terrenos e depositar o material nas calçadas, para que os caminhões da Prefeitura façam a coleta.

Para atender a demanda, o prefeito Altair contratou caminhões e máquinas para transportar o que for coletado.

A partir do dia 11 de março/2019, serão recolhidos apenas restos de podas de árvores, desde que com agenda previa feita na Secretaria de Meio Ambiente, através do telefone 3261 3652.

O prefeito Altair ressaltou a importância de que a população se engaje na ação, especialmente para frear o aumento dos casos de dengue, mas também evitar outras doenças transmitidas pelo mesmo mosquito, como chikungunya e zika vírus, além da proliferação de animais peçonhentos, como o escorpião.

“Vamos cuidar da nossa cidade com zelo, mas também com firmeza para trazer segurança e saúde para todos. Peço ao cidadão de Agudos que mantenha seus quintais e terrenos limpos, porque a saúde de todos depende de cada um”, concluiu.

 

344 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de AGUDOS - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.