Saúde - Segunda-feira, 11 de Fevereiro de 2019

Sucen faz nebulização nos bairros de Agudos para eliminar mosquito transmissor da dengue

A partir da próxima quarta-feira, dia 13 de fevereiro, será realizada em Agudos a aplicação de inseticida para matar o mosquito Aedes aegypti com o veículo nebulizador da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), órgão da Secretaria Estadual de Saúde. A operação faz parte dos esforços da Prefeitura de Agudos para eliminar o mosquito transmissor da dengue.

A aplicação será feita em quatro etapas, entre os dias 13 de fevereiro e 7 de março, nos bairros com maior número de casos confirmados, sempre durante a noite, a partir das 20h, para maior eficiência da nebulização.

A aplicação do inseticida pela máquina acoplada a um veículo tem como objetivo eliminar os mosquitos adultos que estejam contaminados com o vírus da dengue. Por isso, o Setor de Controle de Vetores ressalta que é preciso que a população deixe portas e janelas abertas durante a aplicação “para que a neblina produzida pela máquina entre nas residências e elimine o mosquito”.

Além de deixar os imóveis acessíveis ao inseticida, a Secretaria de Saúde ressalta que são necessárias outras ações simples da população para eficácia da aplicação, sem risco para as pessoas e animais domésticos. Entre elas, cobrir alimentos, filtros de água, utensílios de cozinha e roupas; guardar em locais fechados bebedouros de animais, gaiolas de pássaros e aquários; manter crianças, idosos e pessoas alérgicas em um cômodo com porta e janela fechados, durante cerca de 30 minutos após a aplicação. Durante a nebulização, os moradores devem permanecer dentro de casa.

A Secretaria de Saúde pede que a população colabore, seguindo as orientações que estão no folheto distribuído pelos agentes comunitários nas regiões que serão percorridas pelo carro da Sucen, além de manter quintais e terrenos limpos, como forma de eliminar criadouros onde os mosquitos se reproduzem.

Para combater a dengue, a Prefeitura de Agudos mantém a nebulização feita por funcionários da própria prefeitura com equipamentos portáteis e frentes de trabalho para a limpeza de espaços públicos, além de continuar atendendo pessoas com sintomas de dengue em unidades de saúde dos bairros.  Na semana passada, os agentes de saúde participaram de um treinamento com técnicos da Sucen, com o objetivo de aprimorar o trabalho de campo de combate aos focos do Aedes.

Veja a seguir o cronograma dos bairros e datas da nebulização pela Sucen:Veja a seguir o cronograma dos bairros e datas da nebulização pelo “fumacê”: